Cineclube Henfil exibe "Soldados de Borracha"

0
377
"Soldados de Borracha", de Cesar Garcia Lima, será exibido nessa quarta-feira (dia 09/04)

O projeto Cineclube Henfil de Maricá, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, conta com mais um filme na programação de abril, intitulada “O Brasil não conhece o Brasil”. Nesta quarta-feira (09/04), a partir das 19h, será exibido o documentário "Soldados de Borracha", de Cesar Garcia Lima, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). A sessão é gratuita e os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

O documentário, de 2010, narra a história de quatro seringueiros, de diversas origens, para mostrar a trajetória de luta dos soldados da borracha, que foram convocados para ajudar os aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante o período, os japoneses cortaram o fornecimento de borracha para os Estados Unidos e, como resultado, milhares de brasileiros do Nordeste foram mandados para os seringais amazônicos. A Batalha da Borracha, assim conhecida e como mostra o filme, foi um capítulo obscuro da história do Brasil, sem glória e ainda vivo na memória dos sobreviventes. O documentário foi realizado no Rio Branco, Plácido de Castro e Xapui, no Acre, onde vivem muitos aposentados da categoria.

Programação “O Brasil não conhece o Brasil”

Esse mês, a ideia do Cineclube Henfil é levar ao frequentador da Sala Darcy Ribeiro, da Casa de Cultura, o contato com histórias emblemáticas do Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Thiago Cardoso, coordenador do projeto, explica que o tema do desconhecimento do Brasil surgiu após perceber que “a maioria das pessoas não conhece a história do próprio país e mesmo do próprio lugar”.

As próximas exibições já estão definidas. No dia 16, será apresentado o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, em cenário nordestino. Para o dia 23, foi escolhido o documentário “Edifício Master”, do cineasta recentemente falecido Eduardo Coutinho, para representar o Sudeste. E, por último, “Xingu”, de Washington Novaes, que virá, no dia 26, acompanhado do diretor de fotografia do filme, Lula Araújo.