Linha de crédito da Moeda Mumbuca para produtores rurais de Maricá foi tema de reunião

Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel de Moraes, fala sobre a implantação da linha de crédito da Moeda Mumbuca

Produtores rurais de Maricá reuniram-se na última quinta-feira (03\04), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Pesca, em Ubatiba, com o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel Moraes; o gerente de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) de Niterói, Raul Dantas; e o superintendente de atendimento da CEF de Maricá, Maicon Oliveira. O secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Pesca, Rubem Pereira, fez as apresentações.

A proposta do encontro foi transmitir informações e orientações aos produtores sobre a linha de crédito, de até 15 mil Mumbucas (equivalente a R$15 mil), para o microprodutor, microempreendedores, agricultores familiares, pescadores, artesãos e pequenos comerciantes. Ainda em análise de implantação, o projeto, com previsão de início para maio, completará o projeto Moeda Social Mumbuca, criado pela Prefeitura de Maricá e administrado pelo Instituto Palmas.  Atualmente, cerca de seis mil famílias recebem o benefício mensal de 70 Mumbucas (equivalente a R$ 70).

"A Moeda Mumbuca tem duas faces. Estamos concluindo a meta da primeira face do programa, que é a de complemento de renda através da Bolsa Mumbuca. Estamos cadastrando e entregando os cartões eletrônicos com crédito mensal de 70 Mumbucas. Até 2016, esta ajuda será de 300 Mumbucas mensais. Já a segunda face é a liberação da linha de crédito de 15 mil Mumbuca. Ainda estamos em processo de pesquisa de carência para cada setor e entendendo as necessidades de cada", contou o secretário Miguel de Moraes.

Ainda no encontro, foi-se falado sobre o processo de aquisição do Crédito Rural – financiamento com o objetivo de estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários. O Crédito Rural da Caixa Econômixa Federal (CEF) inclui financiamento para custeio, de até R$ 1 milhão, e para investimento, de até R$ 350 mil.

Para o Crédito Rural, notas fiscais e faturas contam como experiência no processo de financiamento. Os empréstimos têm carência conforme a safra da lavoura e de acordo com o ciclo de criação (gado de leite ou corte), tendo juros de 5,5% ao ano. Quanto à linha de crédito da Moeda Mumbuca, o secretário Miguel Moraes explica que o financiamento terá juros de acordo com a média de inflação e carência semelhante ao do Crédito Rural. "Nossos valores são bem menores, mas trabalharemos de acordo com as condições de trabalho de cada categoria, ou seja, o pescador de acordo com a safra do pescado, o agricultor de acordo com a colheita. O nosso objetivo não é sacrificar ninguém, pelo contrário. É oferecer alternativas para que o trabalhador rural possa comprar equipamentos".

O plantador de tomates Liberino Monteiro dos Santos, mais conhecido como Nitinho, de 62 anos, morador do Rincão Mimoso, que nunca pegou empréstimo, se interessou pelas duas alternativas de crédito (​Crédito Rural e Crédito Mumbuca). "Forneço manjericão, pimentão e abóbora para os mercados e sacolões da região. Quem sabe tente um empréstimo para expandir o negócio", comentou.