Sala Cult de Maricá faz mais um tributo a Geraldo Vandré

0
512
Ronaldo Valentim e banda Amigos da Cultura apresentam um show gratuito na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel

Apresentação gratuita acontece nesta sexta-feira (04/04), na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro 

Devido ao sucesso da última semana, o projeto Sala Cult, da Secretaria de Cultura de Maricá, apresenta mais um tributo a Geraldo Vandré, cantor e compositor famoso por criar músicas de resistência à ditadura militar. O interprete Ronaldo Valentim, acompanhado da banda Amigos da Cultura, faz um show gratuito nesta sexta-feira (04/04), na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a partir das 19h.  

A canção "Pra não dizer que não falei das flores" era um hino de resistência contra o governo militar. O refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. A música foi censurada e os vinis recolhidos das lojas. Os compactos adquiridos antes da proibição eram exibidos como troféus por jovens contrários a ditadura. No repertório, o público ainda irá relembrar outros sucessos como "Fica mal com Deus", "Che" e "Disparada", música que ficou famosa na voz de Jair Rodrigues. 

O paraibano Geraldo Vandré foi exilado, em 1968, após o AI-5. Ele morou no Chile, França e, em 1973, retornou ao Brasil. Suas músicas e apresentações para televisão foram proibidas no país, tendo quebrado o silêncio em 1982, com um show no Paraguai. Atualmente vive em São Paulo e continua criando músicas. Outras obras conhecidas são "Ladainha", "Canção Nordestina", "João e Maria", "Arueira" e "Rancho da Rosa Encarnada".

Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Sala Cult – uma das iniciativas de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo.