Prefeitura de Maricá apoia ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Prefeitura de Maricá apoia ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira (02/04), foi realizada pela Associação de Pais Autista do Município de Maricá uma ação educativa de distribuição de panfletos e entrega do laço azul (simbólico da causa autista), na Praça Conselheiro Macedo Soares. O evento contou com a parceria da Subsecretaria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Realizado pela primeira vez na cidade, a ideia do evento partiu de um grupo de 43 mães de pacientes do Sarem (Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá), que desejam conscientizar a população sobre o autismo.

Uma das idealizadoras da ação, Maria Cecília Itavo Fernandes, de 47 anos, possui um filho de nove anos portador da síndrome. "Nossa intenção é mostrar para as pessoas que o autista pode conviver em sociedade de forma natural e saudável", destacou. Núbia Nóbrega Cunha Tamburro, de 44 anos, também possui um filho autista de sete anos. Para ela, o maior desafio é conquistar a inclusão social de seu filho. "De forma geral, o autista é encarado com grande preconceito pela sociedade. São vistos como diferentes, anormais e loucos. E, nós, mães de autistas, também somos ignoradas. O que queremos é que as pessoas se sensibilizem pela causa  e nos ajudem a romper esse preconceito", ressaltou Núbia.

Adriana Sales, de 47 anos, mãe de Luan Victor Sales, de 11 anos, lembrou da dificuldade de diagnosticar a síndrome no seu filho. "Tenho uma filha dez anos mais velha e observava que havia grandes diferenças comportamentais. O Luan era muito agitado, chegando, às vezes, a ser agressivo. Ele se autoflagelava e agredia a quem se aproximasse. Hoje, graças ao tratamento especializado e multidisciplinar, ele interage, conversa, brinca, fala, escreve. É uma grande vitória e é isso que queremos compartilhar com todos", declarou.

Presente no evento, o subsecretário municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luis Rodrigues Paiva, se sensibilizou com a causa. "Precisamos mostrar para a sociedade que as diferenças precisam estar próximas e unidas, para que tenhamos uma sociedade mais justa, mais fraterna, humana e rompendo a barreira, nos aproximando enquanto ser humano", declarou.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo. Atualmente, usa-se o termo Transtorno Global do Desenvolvimento do Espectro Autista para englobar o autismo, a síndrome de Asperger e o transtorno do desenvolvimento sem outra especificação.