Prefeitura homenageia mulheres de destaque em Maricá

Personalidades femininas da cidade, como a historiadora Maria Penha (primeira da direita), foram homenageadas

Uma sessão solene na noite desta segunda-feira (31/03) encerrou o mês em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres (08 de março). Pela primeira vez, personalidades femininas do município, estado e país foram homenageadas em Maricá com o Prêmio "Mulher Cidadã Heloneida Studart". A iniciativa da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Associação de Mulheres de Maricá, contemplou dez cidadãs que contribuem para a igualdade de todos.

Na abertura, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Luciana Pireda, ressaltou as ações públicas promovidas no país e na cidade para garantir uma sociedade sem preconceito e com igualdade entre gêneros. Ela também citou a recente pesquisa nacional sobre o estupro e criticou aqueles que defendem esta violência contra as mulheres. "Somos vítimas deste ato violento e não podemos ser responsáveis por isso. É essa a sociedade que precisamos transformar ao longo da vida", declarou.

O Instituto de Política Econômica Aplicada divulgou um levantamento em que 61,5% dos entrevistados – mais da metade são mulheres – disseram que as mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas e 58,5% afirmaram que se elas soubessem se comportar haveria menos estupros. "Fiquei muito triste e envergonhado com este resultado. Torço para que na próxima legislatura tenhamos representantes femininos na Câmara para discutir políticas públicas com olhar das mulheres", afirmou o vereador Marcelo Vianna. "Assumo aqui um compromisso com a Associação de Mulheres, na presença da presidente Vera Luciano dos Santos, de abrir a Casa para discutimos projetos e ações com a participação feminina", acrescentou o presidente da Câmara, vereador Fabiano Horta.

Prêmio Heloneida Studart

O prêmio em reconhecimento à luta das mulheres na sociedade é uma homenagem à jornalista, escritora e ex-deputada Heloneida Studart, uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil. Na solenidade, João Studart, filho de Heloneida, não pode comparecer e foi representado pelo amigo Celso de Andrade. Também ausente, a primeira-dama Rosangela Zeidan, uma das incentivadoras por políticas em benefício das mulheres, foi representada por Lurian Silva.

Ainda foram homenageadas Ione Cardoso Siqueira, fundadora do Partido dos Trabalhadores de Maricá, representada pela Procuradora Geral do município, Maria Inez Pucello; Romilda Nunes, ex-vereadora da cidade; Nilcéa Freire, ex-ministra de Políticas para as Mulheres; Maria Lúcia dos Santos Camacho e Sônia Maria Rodrigues, lideranças comunitárias de Inoã; Maria Penha de Andrade e Silva, historiadora e professora da rede municipal de ensino; Ilma Macedo, tapeceira do Espraiado; Dona Iná Nicolau D’Almeida Cardoso Campos, fundadora do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) de combate a ditadura; além de uma homenagem póstuma a Nádia Lúcia de Oliveira, militante do Movimento de Mulheres da cidade. No final do evento, os vereadores Marcelo Vianna, Fabiano Horta, Franklin Costa e Tatai distribuíram rosas às mulheres presentes na cerimônia.

Durante seis mandatos, Heloneida Studart (1932-2007) atuou como deputada na Alerj. Em 1975, criou o Centro da Mulher Brasileira (CMB), uma das primeiras entidades feministas do país que defendia o direito das mulheres na época da ditadura militar. Heloneida participou do chamado "Lobby do Batom", que defendeu os direitos trabalhistas das mulheres, como os 120 dias de licença-maternidade.

A escritora ainda publicou o livro "Mulher, objeto de cama e mesa", da Editora Vozes, obra sobre a condição feminina que vendeu 280 mil exemplares e se transformou em uma espécie de bíblia do feminismo brasileiro. Com o livro "Mulheres Brasileiras", da Editora Record, Heloneida foi indicada uma das cem brasileiras mais importantes do século XX.