Secretaria de Educação realiza encontro de formação continuada de professores

Cerca de 230 pessoas participaram do encontro

O 1º Encontro de Formação Continuada de Professores, realizado no último sábado (29/03), recebeu cerca 230 pessoas. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, através da coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do bloco de alfabetização.

A ocasião foi marcada pela apresentação de vídeos e a participação da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ângela Brêtas, que comandou a palestra “A Ludicidade como dimensão humana”. Ângela mostrou como a vida pode se tornar mais lúdica, além de afirmar que as escolas devem também ser um ambiente de ludicidade, fazendo com que a aprendizagem dos alunos se dê de forma prazerosa e significativa.

Emocionada, a coordenadora do PNAIC comemorou o sucesso do evento. “Esse foi um evento muito importante para o município de Maricá. Reunir cerca de 230 professores alfabetizadores, em uma manhã de sábado, foi um desafio que mostrou o quanto as nossas educadoras estão envolvidas no Pacto. Saber que futuras educadoras do nosso município (alunas do Elisiário Matta) estão comprometidas e participativas me fez ter a certeza de que coordenar este Pacto é um compromisso com as nossas crianças e uma certeza de um futuro melhor”, orgulhou-se.

A superintendente de Formação Continuada, Carolina Farias, comentou sobre a palestra. “A palestra da professora Ângela foi sensacional. Falou de forma brilhante sobre o lúdico, tema importante e fundamental na formação de professores, pois não se pode viver sem o lúdico. A professora prendeu a atenção de todos de forma vibrante e entusiasmada. Enfim, adorei”, comemorou.

A subsecretária de Ensino, Marianne Mary da Fonseca, aprovou o encontro. “Em nome da secretária de Educação, professora Marta Quinan, quero agradecer a coordenadora do PNAIC, Luciana Vianna, pelo belíssimo encontro nessa manhã. Os professores que estiveram aqui hoje demonstraram o quanto estão comprometidos com o Pacto, com a profissão e principalmente com o futuro das nossas crianças. Espero que em breve outros eventos como este possam enriquecer ainda mais nossos conhecimentos. Parabéns a toda equipe”.