Maricá terá fórum para celebrar 10 anos de Humaniza SUS

0
556

O I Fórum Humaniza Maricá, agendado para o dia 10 de abril, promete marcar o município. Idealizado em comemoração aos 10 anos de implantação do Humaniza SUS, programa do Ministério da Saúde e que tem o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários e as condições de trabalho nos ambientes do sistema, o evento será das 8h às 17h, no Palladon Festas, no Centro.

Na ocasião, promovida pela Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria de Humanização, os quatro palestrantes convidados abordarão diferentes temas, como os cuidados com a criança no campo da oncologia, a obstetrícia, a psicologia hospitalar e a humanização no Conde Modesto. “A proposta do evento é celebrar os 10 anos de Humaniza SUS e mostrar o que vem sendo feito, aqui, em Maricá, com pacientes, trabalhadores e com os gestores”, explica a coordenadora de Humanização e Educação Permanente do Hospital Conde Modesto Leal, a professora universitária Martinha Calderaro.

As inscrições para o Fórum podem ser feitas até o dia 5 de abril (sábado), gratuitamente, pela internet. Os interessados devem enviar um e-mail para forumhumanizamarica@gmail.com. Já as pessoas que desejam participar do evento com apresentação de trabalhos acadêmicos (pôsteres) deverão entrar em contato pelo e-mail acadforumhumanizamarica@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas com a Subsecretaria de Humanização, através do telefone (21) 2637-3568. Os participantes receberão certificado.

 

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento;

8h30 – Abertura do evento com a subsecretária de Humanização, Andrea Oliveira;

9h – Palestra com a coordenadora da Humanização e Educação Permanente do HMCML, Martinha Calderaro;

9h30 – Palestra “A importância da humanização no cuidado ao cliente oncológico infantil” com o professor Rene Spezani; 

10h – Intervalo;

10h30 – Palestra “O Parto Humanizado” com a professora Vivian Linhares;

11h30 às 13h – lntervalo para almoço

13 às 14h – Palestra “Psicologia Hospitalar” com a coordenadora do setor de Psicologia do HMCML, Vera Lúcia de Brito Serafim,

14h – Humanizadores da Alegria

14h30 às 14h45 – Companhia de Teatro da Secretaria de Cultura de Maricá

15h – Intervalo

15h30 – Musicoterapia

16h – Apresentação e premiação do "Melhor Pôster"

16h30 – Homenagem aos funcionários do HMCML

17h – Encerramento