Pedra de Itaocaia é a trilha de sábado do Circuito Ecológico

Trilha da Pedra de Itaocaia (foto) é feita em duas horas e grande parte do trecho com subidas

Sábado (29/03) é dia de Circuito Ecológico de Maricá. A trilha escolhida pela Secretaria Municipal de Turismo é a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu – caminhada de média a pesada com duas horas de duração e grande parte do percurso com subidas. O passeio, com guias da secretaria e apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil, é gratuito e destinado a todas as idades.

As inscrições são feitas somente na Secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (28/03), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 8h. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O local é um dos pontos turísticos da cidade, com 389 metros de altitude. No topo da Pedra de Itaocaia, os participantes terão uma visão privilegiada das praias, lagoas e da Pedra do Elefante, que também fica em Itaipuaçu. A secretaria orienta os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

O projeto é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, com visitas guiadas por equipes da Prefeitura. No último sábado (22), a Secretaria e Turismo levou, mais uma vez, um grupo de 25 pessoas para conhecer a Serra do Camburi, local onde são praticados voos de parapentes. Já foram feitas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Silvado, Retiro (Serra do Camburi), Mirante do Caju, na região central, entre outros pontos turísticos.