Sala Cult faz tributo a Geraldo Vandré

0
557
Ronaldo Valentim faz a primeira live do dia - Foto: Divulgação

Com o objetivo de refletir sobre o golpe militar, que completa 50 anos nesse mês de março, o projeto Sala Cult vai apresentar um tributo a Geraldo Vandré na sexta-feira (dia 28). Na apresentação, Ronaldo Valentim e a banda Amigos da Cultura interpretam clássicos do cantor, a partir das 19h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro). A canção “Pra não dizer que não falei das flores”, ícone do movimento de resistência à ditadura na época, é uma das que serão interpretadas na ocasião, além de “Fica mal com Deus”, “Che” e “Disparada”, sucesso estrondoso na voz de Jair Rodrigues. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, é gratuito e o público precisa chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

No fim da década de 60, logo após estourar no Festival da Canção, o compacto com “Pra não dizer que não falei das flores” foi censurado, seguido da ordem de imediato recolhimento dos vinis em todas as lojas de disco. Jovens que conseguiram comprá-lo antes dos censores recolherem os compactos das lojas, exibiam o vinil nas festinhas quase como um troféu, enquanto pais preocupados pediam para abaixarem o som da vitrola a fim de evitar maiores problemas.

“Ele ficou conhecido como o compositor revolucionário por dizer com suas letras o que estava engasgado na garganta de todos que tinham consciência do que estava acontecendo, gente sendo torturada, morta nos porões dos quartéis. Daí a nossa escolha por Geraldo Vandré no último tributo do mês de março”, disse Dalva Alves, coordenadora do projeto Sala Cult.