Saúde promove ação contra tuberculose

0
498

No dia 24 de março (segunda-feira), comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Maricá promoverá, das 9h às 17h, ações preventivas e informativas sobre a doença, no Terminal Rodoviário (Avenida Roberto Silveira, s/nº, Centro).

Na ocasião, equipes do programa Controle da Tuberculose em Maricá estarão no local para orientar e tirar dúvidas da população. De acordo com a coordenadora do programa, Mônica Jambôr, a ideia é criar a conscientização sobre as causas da tuberculose. “Vamos orientar, distribuir panfletos e, principalmente, alertar sobre as causas da doença. Queremos promover a busca ativa de sintomáticos respiratórios e contribuir para a meta do Ministério da Saúde, que é reduzir a incidência e a mortalidade em tuberculose no Brasil até 2015”, conta.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membrana que protege o sistema nervoso central). A transmissão é feita por via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente, a moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.

Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar de imediato o tratamento. Após 15 dias sendo medicado, o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes. “A tuberculose tem cura. Precisa ser diagnosticada e tratada adequadamente para ser curada. Pessoas com tosse a mais de 15 dias devem procurar uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito”, orienta.

 

Sobre a data

O Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose foi lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 24 de março de 1982, em homenagem ao descobrimento do bacilo causador da doença. É um dia de alertar a população para os cuidados com a tuberculose.