São José encerra festejos em homenagem ao padroeiro

Fiéis foram à missa em homenagem a São José

Milhares de pessoas reuniram-se, ontem (19/03), na Igreja de São José do Imbassaí, para homenagear o santo católico. Os festejos foram encerrados com procissão e missa no rincão da igreja.

As comemorações, realizadas de 09 a 19 de março, contaram com diferentes atividades durante a semana, como novena (nove dias), mutirão para restauração da igreja com o padre Pedro Diniz (pároco de São José de Imbassaí), visita do arcebispo metropolitano Dom José Francisco para crisma das crianças da paróquia, almoço de adesão à festa e procissão com andores da Sagrada Família, de São José e o Menino Jesus, acompanhados pelos fiéis, coroinhas, ministros da Eucaristia e crianças vestidas de anjo.

Segundo o subsecretário de Assuntos Religiosos de Maricá, Maurício Avillez Vargas, que acompanhou a procissão, a festa de São José é uma tradição religiosa na cidade. “Estou com 45 anos, e, ainda adolescente, vínhamos a pé do Centro para cá, passando por ruas de areia e cajueiros, para participarmos da festa. Durante anos, fui da coordenação e carreguei o andor. Hoje, temos uma paróquia independente, um padre fixo e até um segundo diácono permanente. A igreja está com iluminação nova, colocada também no entorno, pelo município. É um avanço para o bairro”, contou.

O secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor, a subsecretária Laura Vieira e o vereador Franck Costa estiveram presentes e receberam a bênção de água benta, assim como os demais participantes. “A tradição religiosa em Maricá não se acaba, pois é uma tradição de fé. Basta ver que, há alguns anos, a festa de São José terminava na igreja. Hoje, foi construído um rincão com capacidade para mais de duas mil pessoas e isto aqui está lotado”, comentou Castor.

Fiés: graças e bençãos

Crisélia Fernandes Sepúlveda, de 56 anos, integrante do setor da Acolhida na Paróquia de São José, participou da festa e não economizou elogios. “Estou há um ano em Maricá e, na paróquia daqui, me sinto em casa. Vim do Rincão do Senhor, paróquia de São Judas Tadeu, no Galo Branco, em São Gonçalo, liderada pelo padre  Dé, uma pessoa carismática tanto quanto o padre Pedro. Fui muito bem-recebida pelos irmãos maricaenses e fiz questão de participar da preparação da festa do nosso padroeiro”, disse.

A família de Pedro Alcântara, uma das centenárias da região, participa dos preparativos e acompanha a passagem da procissão na Estrada Real de Maricá, há dezenas de anos. Com 85 anos, Pedro é pai, avô e bisavô e faz questão da presença de todos nos festejos. “Vivem 14 pessoas só em nossa casa de São José. Depois de participarmos dos preparativos, aguardamos a procissão no terreno de nossa residência”, diz empolgado.

O casal Pepe Landeiro, de 75 anos, e Mafalda Silva Landeiro, de 76, pais de quatro filhos e avós de uma neta, assistiam emocionados a issa em homenagem ao padroeiro. “Carreguei o andor do santo por oito anos seguidos, sem dar vez a outro. Agora, estamos adoentados, mas creio que Deus cuida de nós”, desabafou.

A bióloga Monique Melo, de 30 anos, moradora do bairro, levou as filhas Mariah, de cinco anos, e Milena, de três, vestidas de anjo para pagar uma promessa: “Frequento a igreja aos sábados, pois é mais tranquilo. Estou pagando uma promessa, pela graça alcançada na gestação da minha filha mais nova, que teve complicações. No final, tudo acabou bem e ela está aí. Estamos agradecendo por isto", comentou.