CRAS Centro realiza palestras em homenagem ao mês da mulher

“Violência contra as mulheres” e “Mulheres Empreendedoras” foram os temas debatidos nas palestras oferecidas no CRAS Centro

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Maricá homenageou, ontem (dia 18), o mês da mulher com duas palestras: “Violência contra as mulheres” e “Mulheres Empreendedoras”. O evento contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor; a subsecretária, Nancy Soeiro; a coordenadora do CRAS Centro, Vera Lúcia; o psicólogo do CRAS, João Mateus; e o subsecretário de Projetos Especiais da Assistência Social, Jaderbal Monteiro, além das palestrantes Matilde Duarte e Beatriz Almeida.

Ao iniciar o evento, o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Castor, frisou a importância das mulheres na sociedade, que trabalham dentro e fora de casa. Agradeceu o trabalho do CRAS junto ao NEACA, que fortalecem o projeto de assistência às mulheres. “O Dia da Mulher é todo dia, pois elas estão sempre lutando pelos seus objetivos. Nada mais recompensador do que o sorriso de uma mulher. Devemos nosso respeito a elas, que nos colocou no mundo”, disse.

Matilde Duarte é psicóloga e sexóloga, trabalha na ONG Alívio e faz atendimento a dependentes químicos. A psicóloga discursou sobre os direitos da mulher na sociedade e as incentivou a aproveitar as oportunidades que são oferecidas, como o CRAS que oferece todos os tipos de atendimentos à família. “A mulher se entrega mais ao próximo do que a si mesma. Cuide de sua saúde e garanta seus direitos sempre”, orientou.

Em seguida, Beatriz Almeida – que trabalha na equipe de Responsabilidade Social da Petrobras Rio – ressaltou a conquista da mulher no mercado de trabalho. “As mulheres estão superando os preconceitos no mercado de trabalho e se destacando entre os homens”, citou.

No final da apresentação das palestras, a coordenadora do CRAS Centro, Vera Lucia, convidou todos para se levantar e cantar “Mulher Brasileira”, de Benito Di Paula, em homenagem ao mês da mulher.

O CRAS Centro atende cerca de 400 usuários e conta com uma equipe composta por quatro técnicos e seis administrativos. A unidade fica na Rua Domício da Gama, Lt 18, Qd 03. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-2537.