Programação de abril do Cineclube já está pronta

0
499
Projeto contará com filmes que retratam situações vividas em cada uma das cinco regiões do país

A equipe do projeto Cineclube Henfil já preparou a programação de abril, com filmes que retratam situações vividas em cada uma das cinco regiões do país. Aproveitando a comemoração da Descoberta do Brasil, no dia 22, e dos 200 anos de fundação político-administrativa de Maricá, os integrantes pensaram em oferecer ao público a oportunidade de descobrir também sua terra através dos títulos selecionados. A mostra “O Brasil não conhece o Brasil” pretende levar o frequentador da Sala Darcy Ribeiro, da Casa de Cultura, a ter contato com histórias emblemáticas do Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 

No dia 2, representando o Sul, será exibido o filme “Gaijin”, com a presença da diretora do longa Tizuka Yamazaki. Já no dia 9, será a vez do Norte com “Soldados da Borracha”, de César Garcia Lima, que também estará presente na exibição. Dia 16, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, em cenário nordestino. Dia 23, Sudeste estará em questão com “Edifício Master”, do cineasta recentemente falecido Eduardo Coutinho. E, por último, “Xingu”, de Washington Novaes, que virá, no dia 26, acompanhado do diretor de fotografia do filme, Lula Araújo. 

Thiago Cardoso, coordenador do espaço, explica como o tema do desconhecimento do Brasil surgiu para a equipe do Cineclube.  “A gente percebe que a maioria das pessoas não conhece a história do próprio país e mesmo do próprio lugar. Não se dá conta ainda que conhece mais a história de outros países através do cinema, importante mídia de divulgação. E perdem, muitas vezes, a chance de ‘descobrir’ o seu país por não dar valor ao cinema nacional, que é uma fonte riquíssima de cultura histórica”, observou.