Cineclube Henfil exibe o filme "O que é isso, companheiro?"

0
961
Filme conta história dos estudantes que lutaram contra a repressão da ditadura. Sessão gratuita começa as 19h

Longa-metragem do diretor Bruno Barreto aborda a luta armada contra a ditadura militar e será apresentada nesta quarta-feira (19/03) na Casa de Cultura, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá desta quarta-feira (19/03) apresenta mais um filme sobre a ditadura militar – período de 1964 a 1985 em que o país viveu sob os anos de chumbo. O longa-metragem "O que é isso, companheiro?" (1997 – Brasil), do diretor Bruno Barreto, será exibido na Casa de Cultura, a partir das 19h. A sessão é gratuita, mas os interessados precisam chegar 30 minutos antes para garantir uma senha de acesso.

O longa recebeu duas indicações para premiações internacionais: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1998) e Urso de Ouro do Festival Internacional de Berlim, Alemanha (1997). Já o diretor Bruno Barreto ganhou o prêmio American Film Institute (Instituto Americano do Cinema), na categoria Melhor Longa Metragem, em 1997. O elenco é repleto de estrelas consagradas do cinema nacional, como Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Othon Bastos, Luiz Fernando Guimarães, Pedro Cardoso, Selton Mello, Fernanda Torres, Caio Junqueira, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Cláudia Abreu, Eduardo Moscovis, além da participação especial do ator americano Alan Arkin.

Com 110 minutos de duração, a trama conta a história do jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e do amigo César (Selton Mello), que abraçam a luta armada contra a ditadura militar após a promulgação do AI-5, em 1968, que acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Eles se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações do grupo, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros prisioneiros políticos que eram torturados nos porões da ditadura.

O filme "O que é isso, companheiro?" foi inspirado no livro homônimo do político e escritor Fernando Gabeira. Uma curiosidade é que os nomes de alguns personagens ligados à guerrilha foram mantidos em sigilo e trocados por nomes fictícios.

Durante 21 anos, a ditadura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição. O regime teve fim somente em 1985, quando o governo pressionado pelo movimento "Diretas Já", que mobilizou a população em defesa do voto direto, escolheu indiretamente o deputado Tancredo Neves para presidência, por meio do Colégio Eleitoral formado por deputados federais e senadores. A partir daí, os sucessores à Presidência da República foram eleitos por votos diretos. 

Sessão especial sobre Darcy Ribeiro 

Neste mês, o Cineclube Henfil exibe mais um filme que aborda a ditadura militar. No dia 26, será apresentada a obra "O velho – a história de Luiz Carlos Prestes". Mas antes, no dia 25, a Secretaria de Cultura presenteia o público com uma sessão especial ao exibir o documentário "Darcy Ribeiro, o guerreiro sonhador". Com narração da atriz Cássia Kiss, a obra traz depoimentos de Oscar Niemeyer, Ziraldo, Leonel Brizola, entre outros, sobre a vida do educador. A Casa de Cultura fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.