Saúde realizou teste rápido de HIV e hepatite no CAPS

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã de ontem (dia 13), mais uma ação de teste rápido de HIV e Hepatite B e C no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Rua Clímaco Pereira. Na terça-feira (dia 11), agentes da Saúde já tinham comparecido à unidade para a mesma ação. A iniciativa integra o Programa DST/AIDS e tem o objetivo de diagnosticar casos, além de chamar a atenção para as doenças.

O sangue dos pacientes era coletado a partir de um pequeno furo no dedo e o resultado saía em 30 minutos. No primeiro dia, foram feitos 192 testes, registrando-se três casos positivos de Hepatite C. Já na quinta-feira, realizaram-se 135 testagens. Em seguida, as amostras foram levadas para o laboratório, para nova análise, e os pacientes serão encaminhados para os médicos do Serviço de Atenção Especializada (SAE), que faz parte da rede municipal de saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS, Claudia Rodrigues, outras ações serão feitas na cidade. “Vamos definir um calendário para a realização de novos testes, em outros locais da cidade. Em abril e maio, iniciaremos a capacitação dos profissionais do Posto de Saúde da Família (PSF) e, em seguida, dos demais postos. A ideia é que toda a rede esteja preparada para a realização desses exames”, conta.