Assistência Social promove mutirão do sub-registro em Santa Paula

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá realizará o 3º Mutirão de Erradicação do Sub-registro no próximo dia 22, na E.M. Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula, das 9h às 16h. Antes da data, no dia 17, a equipe fará uma reunião com representantes do Viva Rio, Projeto Legal e Neaca, na Casa Digital, no Centro, para traçar estratégias para a ação.

No mutirão, em Santa Paula, serão oferecidos gratuitamente à população registro de nascimento (registro civil), emissão de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, vacinação, teste de glicemia capilar, teste rápido do HIV e Hepatite B, aplicação de flúor e cadastro no Bolsa Família. A ação conta ainda com a parceria de outras secretarias, como Trabalho e Emprego, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Educação. Espera-se um público de 600 pessoas, aproximadamente.

Desde 2012, quando começou o trabalho de erradicação do sub-registro civil no município, a Secretaria de Assistência Social de Maricá notificou o Governo do Estado sobre mais de 100 casos, auxiliando as famílias na conquista de direitos básicos de cidadania, como a emissão certidões de nascimento. “A certidão de nascimento é o primeiro documento que identifica o cidadão, que declara sua existência civil, sendo necessário para a retirada dos demais documentos como exigência para a vida social e laborativa”, disse a subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira.