Sala Cult apresenta tributo a Renato Russo nesta sexta

0
426
Sidney Santos interpreta os sucessos de Renato Russo, líder e fundador da Legião Urbana

O cantor e compositor Renato Russo será o homenageado desta sexta-feira (14/03) no projeto Sala Cult de Maricá. A partir das 19h, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta o tributo ao fundador e líder da Legião Urbana, uma das maiores bandas de rock nacional. O interprete Sidney Santos relembra os maiores sucessos da banda que lançou 16 álbuns e vendeu mais 20 milhões de cópias nas décadas de 80 e 90. O show gratuito acontece na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro).

No repertório, o cantor, acompanhado da banda Amigos da Cultura, apresenta "Será", "Pais e Filhos", "Geração Coca-Cola", Eduardo e Mônica", "Tempo Perdido", "Ainda É Cedo", "Meninos e Meninas", "Eu Sei", "Que País É Este?", "Faroeste Caboclo", entre outros sucessos da banda, que foi uma das principais vozes dos adolescentes e jovens da década de 80.

O grupo foi formado em 1982, depois que Renato Russo e os irmãos Fê e Flávio Lemos desfizeram a banda Aborto Elétrico, que continha fortes traços da música punk. Enquanto os dois últimos fundaram o Capital Inicial, Renato montou a Legião que contava ainda com Dado Villa Lobos (guitarra), Marcelo Bonfá (bateria) e Renato Rocha (baixo), este último participou dos três primeiros álbuns antes de deixar a banda.

O primeiro disco do grupo, de 1985, já mostrava a sua vocação para o questionamento e o sucesso. Ele trouxe clássicos do rock nacional, como "Será" (nome do álbum), "Ainda é Cedo", "Por Enquanto" e "Geração Coca-Cola". O disco "Dois", lançado no ano seguinte, também reuniu hits como "Índios", "Tempo Perdido" e "Eduardo e Mônica". Em 1987 foi a vez de "Que País É Este?" e, em 89, de "As Quatro Estações" – o disco mais vendido do Legião, com 1,7 milhão de cópias. A Legião terminou em 1996, com a morte de Renato Russo, vítima da Aids.

Idealizado pela Secretaria de Cultura, o Sala Cult – um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo.