Prefeito de Maricá recebe vice-ministro dos Transportes do Japão em Cannes

O prefeito Washington Quaquá recebeu, na manhã de hoje, o vice-ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Sasaki Motoi

A participação de Maricá na maior feira de logística e mercado imobiliário do mundo, a Mipim, atraiu a atenção de investidores, de governos estrangeiros e da mídia internacional. Com participantes de 80 países, 4.300 CEOs ou presidentes de empresas credenciados e quase uma centena de cidades, a feira foi aberta na última terça-feira em Cannes, França. O estande de Maricá ocupa uma área de 90 m² no coração do pavilhão dedicado ao Brasil e desde a abertura tem sido um dos mais procurados por muitos dos 51 mil visitantes previstos.

Além de empresários de várias partes do mundo, autoridades igualmente se interessaram em conhecer o potencial de Maricá. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Washington Quaquá recebeu o vice-ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Sasaki Motoi. Ao descobrir que Maricá apresentaria  seus projetos na feira, o governo japonês solicitou o encontro, que durou em torno de 30 minutos. Após assistir o vídeo institucional da Prefeitura, o vice-ministro e sua comitiva ouviram do prefeito uma exposição de motivos. "Ficamos muito impressionados com os projetos apresentados aqui", declarou após ver o modelo do trem Niterói-Ponta Negra. Sasaki se comprometeu a colocar especialmente a área de Transportes do governo em contato com a Prefeitura e convidou a cidade a participar da próxima edição da Mipim, em junho do ano que vem, em Tóquio.

O prefeito agradeceu o convite e colocou a cidade à disposição. "Vamos promover em Maricá um seminário juntando todos os municípios da nossa região com representantes do governo japonês, para discutirmos um plano de recuperação ferroviária comum com transferência de tecnologia japonesa", completou Washington Quaquá, que detalhou também os projetos na área social, especialmente de Educação.

Na mídia internacional, o destaque até o momento foi dado pela seção de Economia da influente revista francesa Le Point. Em uma nota sobre os destaques da feira, a Cushman & Wakefield, uma das maiores administradoras de ativos imobiliários da Europa, indicou Barcelona, Paris, Milão e Maricá como as melhores oportunidades de negócio do momento entre tudo o que está sendo exibido em Cannes. A Mipim prossegue até amanhã.