Instituto Palmas entrega 1.200 Bolsas Mumbucas para famílias cadastradas de Maricá

Evento acontece nesta quarta-feira (26/02), às 10h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro

Nesta quarta-feira (26/02), o Instituto Banco Palmas entrega mais 1.200 cartões do programa municipal Moeda Social Mumbuca. As famílias cadastradas no 1º distrito poderão retirar o benefício na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, às 10h. Entre janeiro e fevereiro, 2.400 benefícios foram distribuídos às famílias inscritas no programa, criado pela prefeitura para combater a pobreza e estimular o comércio local. O Instituto Banco Palmas venceu a licitação pública e é responsável pela execução do projeto em Maricá.

A Mumbuca é a primeira moeda social do país com cartão de débito e transferência de renda para famílias de baixa-renda – a Bolsa Mumbuca. Por mês, cada beneficiário recebe 70 Mumbucas de crédito no cartão – o que equivale a R$ 70. A prefeitura orienta as famílias a respeitar o local de entrega mais próximo de suas casas, para evitar tumultos. "A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do convênio com o Instituto Palmas, planejou a distribuição por distrito, para beneficiar as famílias que moram perto dos locais de entrega e evitar filas", declarou o secretário Miguel Moraes.

Além da inscrição das famílias, o instituto faz o cadastramento dos estabelecimentos comerciais, em visitas regulares, onde os usuários poderão realizar as compras. O cadastro das famílias está concentrado no posto montado na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever no programa, as pessoas precisam ter renda familiar de até um salário mínimo e residir no município de Maricá há mais de seis meses. Desde que respeitado os critérios socioeconômicos, o programa também atende às famílias que tiverem idosos acima de 70 anos, filhos portadores de deficiência, pessoas com doenças crônicas, devidamente comprovadas por laudo médico, e famílias com filhos menores fora da idade escolar; gestante que comprove assistência médica de pré-natal e famílias cadastradas ou não no Programa Federal Bolsa Família.

Os interessados devem apresentar alguns documentos do representante familiar como cópia da identidade autenticada; cópia do CPF; cópia do título de eleitor; cópia do PIS ou PASEP; comprovante de residência; cópia do comprovante de endereço; carteira funcional; cartão do INSS (auxílio doença ou aposentado). Também é necessária a apresentação do comprovante de vacinação dos dependentes de zero a seis anos; matrícula escolar de seus dependentes nas redes estadual ou municipal de ensino na cidade de Maricá, com a devida comprovação de permanência na escola; o boletim escolar das crianças matriculadas na rede pública (estadual e municipal) e declaração de rendimento escolar de quatro em quatro meses.