Circuito Ecológico: Praia da Sacristia entre Ponta Negra e Jaconé é a etapa deste sábado

0
2097
Praia da Sacristia, entre Jaconé e Ponta Negra - Foto: Divulgação

Neste sábado (22/02) acontece mais uma edição do Circuito Ecológico de Maricá. Pela segunda vez neste mês – a primeira aconteceu no dia 08 –, os participantes irão fazer uma caminhada leve pela orla de Ponta Negra e Jaconé. O projeto, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade, atrai em média 25 pessoas e é destinado a todas as idades. O passeio é gratuito e guiado pela secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil.

As inscrições são feitas somente na secretaria de Turismo e Lazer (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até esta sexta-feira (21/02), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 8h. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O roteiro desta edição inclui uma caminhada leve até o Farol de Ponta Negra. De lá, eles seguem até a Praia da Sacristia, local cercado de pedras negras entre Ponta Negra e Jaconé e ideal para a prática de mergulho. A coordenadora do projeto, Marcia Freitas, orienta os aventureiros a usarem roupas leves, chapéu e tênis, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

Caminho de Darwin

No último sábado (15), um grupo de 25 pessoas participou da trilha no Caminho de Darwin, em homenagem ao aniversário de 205 anos do naturalista inglês que nasceu em 12 de fevereiro de 1809. Os aventureiros percorreram 6 km pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca e encerraram o passeio em um haras para apreciação de cavalos.​​