Sala Cult apresenta show com as marchinhas de Carnaval

0
525
O projeto da Secretaria de Cultura apresenta as famosas marchinhas de Carnaval em frente à Casa de Cultura

Após relembrar os maiores sambas-enredo na última semana, o projeto Sala Cult coloca o bloco na rua nesta sexta-feira (21/02). As cantoras Mirene e Dalva Alves, acompanhadas do maestro Brenha (cavaco e violão) e da banda Amigos da Cultura, irão apresentar as tradicionais marchinhas de Carnaval. O evento é gratuito e acontece às 19h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, em frente à Casa de Cultura.

No repertório, estão incluídas as famosas marchinhas, com letras bem-humoradas, que surgiram na década de 1920, mas que até hoje embalam a folia pelo Brasil. O público vai se divertir com "Marcha do Remador", "Balancê", "Chiquita Bacana", "Turma do Funil", "Mamãe Eu Quero", "Bota Camisinha", "Maria Sapatão", "Abre Alas", "Cabeleira do Zezé", "Me Dá Um Dinheiro Aí", "Pierrô Apaixonado", "Sassaricando", "Cadê Zazá?", entre outros sucessos.

As primeiras marchinhas foram compostas na década de 1920, no Rio de Janeiro, quando a folia era uma festa de rua voltada para o artesanato. Mas somente em 1960 que essa tradição alcançou seu auge, no tempo das festas de salão cariocas. Uma das músicas mais conhecidas é "Abre Alas", composta por Chiquinha Gonzaga, em 1989, especialmente para um bloco de Carnaval.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Sala Cult – um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo.