NEACA é inaugurado no bairro do Flamengo

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente é inaugurado no bairro Flamengo

O Núcleo Especializado em Atendimento à Criança e ao Adolescente (NEACA), unidade Maricá, foi inaugurado hoje (18/02), às 11h, com a presença de autoridades municipais, representantes da Petrobras (patrocinador do projeto), subsecretários, técnicos da área e lideranças comunitárias. O projeto tem acompanhamento gratuito nas áreas de Psicologia, Direito, Serviço Social e Pedagogia, destinado às crianças vítimas de violência doméstica e/ou sexual e seus familiares.

Após o Hino Nacional Brasileiro, a assistente social Mariana Frizieiro relatou o trabalho do NEACA, que é um dos projetos da ONG Movimento de Mulheres de São Gonçalo, instituição que completou 25 anos. A equipe interdisciplinar de trabalho da unidade Maricá é composta por duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma pedagoga, uma advogada, uma educadora social, uma auxiliar de serviços gerais e um motorista.

Em seguida, Marisa Chaves, presidente e autora do projeto, discursou. Segundo ela, depois de São Gonçalo, município sede do NEACA, Maricá é o primeiro a receber o projeto. “Vamos estender ainda para Magé, Niterói, Itaboraí e Araruama. O NEACA  tem apenas seis anos de existência, mas um currículo de bons resultados no atendimento à criança, adolescente e ao jovem”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Laura Vieira, informou que foram notificados, até agora, 461 casos de violência sexual e doméstica no município. “Sabemos que existe uma demanda reprimida por conta do medo, que possivelmente extrapola esse número. A vinda do NEACA é um verdadeiro presente para Maricá”, disse.

O coordenador geral de Comunicação, Jorge Castor, que assume a pasta da Assistência Social no dia 01/03, adiantou que, desde já, a instituição pode contar com a parceria da secretaria. “Daremos continuidade ao trabalho em rede coordenado pela secretária Laura Vieira”, assinalou.

Foram homenageadas autoridades no setor, como a professora Maria Aparecida Ferreira (Pestalozzi); a professora Laura Maria Vieira (SMAS); a representante da Petrobras Maria Cristina da Costa; a presidente do Conselho Tutelar, Regina dos Santos, que receberam peças artesanais confeccionadas por assistidos do NEACA São Gonçalo.

O NEACA atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Roberto Silveira, 505, Flamengo, Maricá. Outras informações: 2648-7353.