Cineclube Henfil exibe "Ópera do Malandro" nesta quarta

Filme possui 14 músicas do cantor Chico Buraque de Holanda e será exibido na Casa de Cultura, no Centro

Mais um grande filme do cinema nacional será exibido em Maricá. Nesta quarta-feira (19/02), o Cineclube Henfil apresenta "Ópera do Malandro" (1986 – Brasil), obra adaptada para as telas do cinema após o sucesso do espetáculo teatral de mesmo nome do compositor Chico Buarque de Holanda no fim da década de 70. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a sessão é gratuita e será exibida na Casa de Cultura, no Centro, às 19h. Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do evento.

Dirigido pelo cineasta Ruy Guerra, "Ópera do Malandro" é retratada na década de 40, em plena 2ª Guerra Mundial, onde malandros, prostitutas, contrabandistas e policiais protagonizam trama de intrigas nos cabarés e ruas da Lapa, reduto da malandragem e da boemia carioca. Max (Edson Celulari) é um malandro elegante e figura popular do bairro que explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. Até que surge Ludmila (Cláudia Ohana), a filha do dono do cabaré, que pretende tirar proveito da 2ª Guerra Mundial fazendo contrabando.

A comédia musical possui em seu repertório 14 músicas de Chico Buarque feitas especialmente para a peça teatral, em 1978, e que foram integradas ao filme. As canções transmitem conteúdos críticos, como "Homenagem ao Malandro", que faz referência ao verdadeiro malandro da boemia carioca. O elenco também conta com Wilson Grey, Ney Latorraca, Elba Ramalho, Cláudia Jimenez, entre outros. Com 105 minutos de duração, a obra foi lançada em julho de 1986, na França, e em setembro do mesmo ano no Festival de Toronto, no Canadá.

Na próxima semana, o Cineclube Henfil apresenta "Quando o Carnaval Chegar" (26/02), última obra com música assinada por Chico Buarque. Neste mês, o projeto da Secretaria de Cultura exibiu "Vai trabalhar, vagabundo" e "Bye Bye Brasil". A Casa de Cultura fica na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.