Educação de Maricá realiza 1º Encontro de orientadores municipais

0
1212
Marianne da Fonseca destacou a importância dos trabalhos de orientação nas escolas

Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (14/02), um encontro para reunir os 150 profissionais das áreas de orientação pedagógica e educacional do município. O evento foi realizado na sede do Esporte Clube Maricá, no Centro, e teve como objetivo dar boas-vindas aos profissionais no ano letivo que se inicia e apresentar os projetos que serão implementados ao longo de 2014.

Representando a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, a subsecretária municipal de Gestão de Ensino, Marianne da Fonseca, destacou a importância dos trabalhos de orientação nas escolas. "Considero as funções executadas pelos orientadores como de apoio total ao realizado pela direção. A orientação educacional é voltada para ações implementadas junto à família. Já a pedagógica é voltada para as questões de currículo e propostas de ensino", diferenciou a subsecretária. Para Marianne, a escola, por meio de um diálogo permanente, tem que buscar ter um olhar humanizado para o aluno, professor e familiares. Marianne aproveitou para apresentar aos profissionais da área de orientação toda a equipe da subsecretaria.

A coordenadora municipal de orientação pedagógica e educacional, Flávia Monteiro, explicou que ao longo do ano serão desenvolvidos, de forma integrada, dois importantes projetos: "Família na Escola" e "Maricá 200 anos". "Nossa proposta é trabalhar a história da cidade no ano em que Maricá completará 200 anos. É fundamental a comunidade escolar conhecer a memória do município, resgatar personagens antigos e entender que ela faz parte desse processo de construção", citou a coordenadora, acrescentando que cada escola poderá criar seus projetos, de acordo com a realidade de cada unidade.

Para a orientadora pedagógica da Escola Municipal João da Silva Bezerra, Stella Aguiar Maia, há 12 anos no cargo, o encontro foi muito proveitoso por ter permitido a troca de experiências entre os profissionais. "Encontramos orientadores com problemas semelhantes ao nosso e isso nos ajudar a superar alguns obstáculos que aparecem no cotidiano escolar", declarou Stella.

Também satisfeita com o encontro, a orientadora educacional da Escola Municipal Reginaldo Domingues, Sandra Chrispim Coutinho, destaca a importância de ampliar o atendimento para além da escola. "É importante conhecermos a realidade na qual o aluno está inserida. Saber se eles passam por conflitos familiares e como funciona sua rotina", destacou a orientadora.

Durante o evento, os orientadores assistiram a apresentação musical do "Grupo Amigos da Cultura", liderados pelo artista Ronaldo Valentim, e também a exibição de projetos de profissionais da área, como por exemplo, o projeto "Meu AmigãoZão", da orientadora educacional Glayce Costa, da Escola Municipal Professora Dirce Marinho Gomes; "Saúde: Alimentação e Higiene na Escola", projeto da orientadora pedagógica Kelly Perrout, da Escola Municipal Oswaldo Rodrigues; e o projeto "Sarau de Poesias", da orientadora educacional Liliane Imbassaí, da Escola Municipal João Monteiro.