CRAS e CREAS realizaram palestras sobre abuso sexual e violência doméstica

0
703
Cerca de 40 alunos, do 6º ano, participaram da palestra.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgãos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizaram ontem (12/02), na Escola Estadual Domício da Gama, palestras sobre abuso sexual e violência doméstica. Cerca de 40 alunos, do 6º ano, participaram do evento.

Representando o CRAS, a coordenadora da unidade Centro e psicóloga Vera Serafim falou sobre o papel do núcleo na sociedade, além dos cursos e oficinas oferecidos à população, como o acesso aos programas sociais (Bolsa Família e Renda Melhor, entre outros). Já o psicólogo Waldeir Moura Duarte palestrou sobre a função do CREAS e de sua demanda (espontânea e por denúncia anônima pelo Disque 100) em situações de risco, infrações e crimes como abuso e violência sexual, assim como o trabalho em rede desenvolvido com outras secretarias – Educação, Saúde, Direitos Humanos, entre outras -, e órgãos como o Conselho Tutelar, Delegacia Civil, Ministério Público e Defensoria Pública. Além deles, a assistente social Regina Célia Mello (também do CREAS) discutiu a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e penalidades previstas em lei para o menor infrator, como medidas socioeducativas.

Para a secretária de Assistência Social, professora Laura Maria Vieira, o número de casos de abuso sexual aumenta diariamente em todo o país e a informação ajuda na prevenção e diminuição da ocorrência do fato. “Não só pelo alerta em relação aos temas tratados, que acontecem no dia a dia, como pela divulgação dos serviços prestados pelo CRAS e CREAS, que são desconhecidos por parte da população. Estamos à disposição da escola ou instituição que nos solicitar as palestras”, adiantou.

Uma nova palestra, desta vez com os pais de alunos, será agendada para breve, a pedido da própria direção da escola. A Escola Estadual Domício da Gama fica à Avenida Roberto Silveira, no Flamengo, Maricá.