Mais da metade da antiga Avenida Um está urbanizada

Trecho da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um) terá urbanização finalizada nessa semana.

Mais um trecho da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa (antiga Avenida Um) está tendo sua urbanização finalizada nessa semana. Pouco mais de três meses depois da parte que vai da Avenida Ivan Mundim (Estrada do Boqueirão) até a Rua 21, agora é a vez de a intervenção beneficiar as pistas entre esta rua e a 20, com aproximadamente 500 metros. Com isso, somando-se a primeira parte da obra na esquina com a Rua Álvares de Castro (feita em 2012), mais da metade da via, que tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão, já está com um novo visual.

Ao mesmo tempo, segue a preparação do trecho restante, entre a Rua 20 e a Alferes Gomes. O canal da cidade passou por uma grande dragagem na semana passada para que seja finalizada a instalação das estruturas pré-moldadas que vão manter sua profundidade em cerca de 2,40 metros. De acordo com a Secretaria de Urbanismo de Maricá, a avenida estará inteiramente remodelada até a metade desse ano.

“Tivemos um avanço significativo nas últimas semanas por causa do tempo firme, mas trata-se de uma obra que se torna demorada em razão da influência do clima. O importante é que estamos caminhando e, em breve, vamos ter uma via nova que vai facilitar o acesso entre o centro e a região litorânea de Maricá”, projetou o secretário Celso Cabral.

A urbanização da antiga Avenida Um começou em julho de 2011 e teve, como uma das principais intervenções, a substituição da pequena e antiga ponte que passava sobre o canal e era parte da Rua Álvares de Castro. A velha estrutura, que tinha mais de 50 anos de existência e chegou a ser interditada para ônibus e caminhões em setembro daquele ano, foi inteiramente removida em junho de 2012 e, em seu lugar, colocada uma estrutura de concreto com a mesma profundidade do restante do canal.

Mesmo não estando prevista no projeto original, a obra foi importante para a remodelagem do trecho, que fica no cruzamento entre a avenida e a Rua Álvares de Castro, onde fica a Prefeitura de Maricá e que leva ao bairro de Araçatiba. Duas áreas de convivência foram construídas no local e, em uma delas, foi instalada a chamada “mesa dos imortais”, que tem uma mesa e outras quatro esculturas de bronze que homenageiam figuras ilustres que frequentaram a cidade, e parecem conversar num bar. São eles: A cantora Maysa, o antropólogo Darcy Ribeiro e os jornalistas João Saldanha e Antônio Callado. O local se tornou a mais nova atração turística do centro da cidade.