Urbanização da Estrada dos Macacos: asfalto se aproxima da margem da RJ-106

Urbanização da Estrada dos Macacos: asfalto se aproxima da margem da RJ-106

A pavimentação da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos), em São José de Imbassaí, está a poucos metros da conclusão. O asfalto na pista que terá o sentido Barra de Maricá já se aproxima da margem da rodovia RJ-106 (no quilômetro 19), enquanto no sentido oposto o asfalto chegou até a esquina com a Rua dos Camarões, que também está sendo urbanizada.

De acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é que a intervenção esteja concluída na próxima semana. Em seguida, terá início a fase de acabamento e sinalização, com direito a uma ciclofaixa, semelhante a que foi feita na Avenida Guarujá, no Marine. Antes da pavimentação, todo o trecho da avenida entre a rodovia e a ponte sobre o Canal da Costa recebeu drenagem com manilhamento e caixas de passagem.

“É sempre bom ver melhorar o lugar onde a gente mora, né? Antes era aquela coisa: poeira com sol e lama com chuva. Agora já está até mais bonito, o pessoal aqui está bastante satisfeito”, revelou o aposentado Jorge Azevedo Damasceno, de 48 anos, que mudou para o bairro há 24 anos vindo do bairro de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Numa segunda etapa, a intervenção seguirá depois da ponte cortando a área da restinga até chegar a Barra de Maricá, na altura da Avenida Prefeito Ivan Mundin (7,2 km) e da Avenida Maysa até a Rua 37 (3,6 km). Ao todo, serão asfaltados 12,4 km da Estrada dos Macacos. Além disso, será erguida uma nova praça na área que fica à margem da RJ-106, ao lado do ponto de ônibus no início da via.

“Revolucionando os Caminhos”

A urbanização da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes é parte do projeto “Revolucionando os Caminhos”, lançado pela Prefeitura em outubro do ano passado com o intuito de oferecer rotas alternativas para a circulação de moradores e turistas dentro de Maricá. As melhorias incluem vias como a Avenida Antônio Callado, que liga os bairros de Manoel Ribeiro e Bambuí e serve de acesso à praias da região litorânea da cidade como Cordeirinho, Guaratiba e Ponta Negra. A antiga estrada teve sua obra concluída em dezembro e recebeu pavimentação e sinalização, além de um manilhamento lateral e pontos de drenagem para prevenir enchentes.

A terceira fase do pacote de mobilidade será a implantação do sistema binário na Avenida Maysa, além da construção de calçadas e ciclovias. Ao todo, serão urbanizados 11,5 km da via, onde os motoristas trafegarão sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e em direção à Barra de Maricá pela Estrada Beira Lagoa. O objetivo é reduzir os congestionamentos na região. A Secretaria de Obras já iniciou a colocação de meios-fios até a altura da Rua 38, em Guaratiba.