Cineclube Henfil exibe nesta quarta a comédia “Bye Bye Brasil”

0
561
Filme de Cacá Diegues será apresentado às 19h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro)

Em fevereiro, o Cineclube Henfil de Maricá faz uma homenagem ao poeta Chico Buarque de Holanda, com quatro filmes embalados por trilhas sonoras sintetizadas pelas músicas do artista. Nesta quarta-feira (05/02), o longa de estreia é “Bye Bye Brasil” (1979 – Brasil), do diretor Cacá Diegues. O projeto da secretaria municipal de Cultura exibe todas as quartas filmes consagrados do cinema na Casa de Cultura, no Centro. A apresentação é gratuita e inicia às 19h. Senhas de acesso à Sala Darcy Ribeiro serão distribuídas 30 minutos antes da sessão.

Gravado no final da década de 70, o filme concorreu a Palma de Ouro no Festival de Cannes (França), em 1980, e no mesmo ano ganhou a categoria de melhor direção do Festival de Havana (Cuba). A música “Bye Bye Brasil”, de Chico Buarque e Roberto Menescal, foi composta em 1979 especialmente para o longa de Cacá Diegues. Num dos trechos da canção, um aventureiro conta suas andanças pelo Norte do país a sua namorada, em um orelhão público. Isso fica evidente nos versos “Baby, bye! Bye! / Abraços na mãe e no pai / Eu acho que vou desligar / As fichas já vão terminar”.

Com 100 minutos de duração, o filme mostra a história da "Caravana Rolidei", onde os artistas circenses Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker), Andorinha (Príncipe Nabor), Ciço (Fábio Jr) e Dasdô (Zaira Zambelli) viajam pelo sertão brasileiro fazendo espetáculos de rua para população carente, que não tinha acesso à televisão. A caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

No filme, os artistas fazem apresentações em cidades pequenas e ainda sem acesso à televisão. Nestes locais, a “Caravana Rolidei” não precisa dividir as atenções com as TVs que começam a ocupar o tempo livre das famílias nos municípios em desenvolvimento. Em uma das cenas desta comédia, a caravana chega numa localidade completamente vazia. Ao procurar pelos moradores, encontra todos num galpão assistindo à novela “Dancing Days” em um televisor. O mágico, então, faz um truque e a televisão explode na frente de todos. Na cena seguinte, a população corre enfurecida para linchar os artistas da caravana.

Ainda neste mês, o Cineclube Henfil apresenta outras três obras com músicas assinadas por Chico Buarque. Estão incluídos na programação os filmes “Vai trabalhar, vagabundo” (12/02), “Ópera do Malandro” (19/02) e “Quando o Carnaval chegar” (26/02). A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.