Prefeitura convoca moradores para eleição do grupo gestor do Centro de Artes e Esportes

A Prefeitura de Maricá convoca a população para escolher os membros do grupo gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), em construção às margens da RJ-106, na Mumbuca. O conselho será paritário (metade formado pela sociedade civil e a outra metade pelo governo) e os moradores irão eleger 20 representantes da população, sendo 10 titulares e 10 suplentes – os outros integrantes serão escolhidos pelo governo. A eleição acontece na próxima segunda-feira (27/01), às 19h, na Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos (Rua Ledo Barroso Bittencourt, s/nº, Mumbuca).

O modelo do grupo gestor e o número de integrantes foram definidos pelos moradores que participam, desde julho de 2013, das oficinas de mobilização social de implantação do espaço. Segundo a coordenadora Márcia Passos, o critério para o morador se candidatar ao conselho é ter participado de, no mínimo, três oficinas. “O objetivo é formar um grupo de pessoas envolvidas com o projeto e que tenham participado das discussões”, destacou a coordenadora. O conselho, acrescenta Márcia, terá a atribuição de consultar os moradores para saber quais atividades devem ser disponibilizadas no Centro de Artes e Esportes.

Durante as oficinas, os moradores elaboraram o estatuto com as regras de manutenção do espaço, sugeriram atividades, definiram o que será desenhado por grafiteiros em parte da fachada do prédio, entre outras ações. Orçado em R$ 2,5 milhões, o projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura vai oferecer atividades esportivas, sociais e culturais e terá uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), anfiteatro (cinema e teatro), telecentro, biblioteca, auditório, pistas de caminhada e de skate e quadra de esportes, além de equipamentos de ginástica e playground.