Exposição sobre a história de Maricá humaniza ambiente de trabalho no Paço Municipal

Foi realizada nesta quarta-feira (22/01), na sede do Paço Municipal, a abertura da segunda exposição do projeto “Humanização dos Prédios Públicos”, realizado pela secretaria municipal de Cultura.  “Das Simbólicas Sesmarias aos atuais Distritos de Maricá” reúne 13 banners com fotos históricas, mapas e textos sobre importantes episódios da história da cidade, entre eles a reprodução da primeira citação documentada à localidade de Maricá (então “Ylhas Maricaha ou maricahaa”), num mapa de 1574 que está arquivado na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa.

A exposição é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Urbano, sob a curadoria da historiada Maria Penha de Andrade Silva e da arquiteta urbanista Renata Aymoré Araújo Gama. O trabalho surgiu das pesquisas para o Inventário do Patrimônio Histórico do Município de Maricá e, segundo Maria Penha, o objetivo foi ampliar o conhecimento dos funcionários e demais visitantes sobre a formação administrativa do município. “Foi um trabalho longo, passando pelos distritos de Maricá para apresentar os aspectos históricos”, destacou a historiadora.

A exposição traz muitas curiosidades, uma delas relatada por Regina Maria Marins de Oliveira, uma das remanescentes das famílias responsáveis pelas antigas sesmarias. “Minha família foi a primeira a ter televisão em Maricá. Meu pai colocava a tv na porta da sala virada para a rua para todos os moradores também assistirem.”

A abertura da exposição contou com as presenças do vice-prefeito, Marcos Ribeiro, do chefe de gabinete Kleber Lameira e do secretário municipal de cultura, Sergio Mesquita. “A idéia é tornar o local de trabalho mais atraente e aprazível e fazer com que os funcionários passem a ter um olhar mais humanizado diante de tanta tecnologia,” frisou o secretário. A exposição permanece no Paço Municipal até o próximo dia 11 de fevereiro.