Cineclube Henfil exibe “Casablanca” nesta quarta

Na trama, os fugitivos dos nazistas se exilavam na cidade que dá nome ao filme, no Marrocos, dominada pela França

A sessão é gratuita e acontece às 19h, na Casa de Cultura, no Centro

Mais um clássico do cinema mundial será exibido em Maricá. Nesta quarta-feira (22/01), o Cineclube Henfil apresenta o filme “Casablanca” (1942 – EUA) a partir das 19h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). Idealizado e realizado pela secretaria municipal de Cultura, o projeto exibe todas as quartas um grande sucesso do cinema. A sessão é gratuita e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do filme.

Ganhador do Oscar em três categorias (melhor filme, direção e roteiro), “Casablanca” é considerado pelos críticos um dos maiores clássicos de Hollywood. Dirigido por Michael Curtiz, o longa tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, quando muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca, no Marrocos. Lá, o exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontra refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda os refugiados a irem para os Estados Unidos. Mas sua vida começa a mudar quando reencontra a bela Lisa (Ingrid Bergman), uma grande paixão do passado, e farão de tudo para fugir juntos e viver este amor.

Com 1h42 de duração, a trama foi gravada em duas fases: a primeira quando os alemães invadem e ocupam Paris; e a segunda passa-se na cidade que dá título ao filme, sob o domínio da França. Em uma das cenas, o líder da resistência francesa Victor Laszlo (Paul Henreid) desafia os nazistas, levando os frequentadores do bar a cantar o hino da França, abafando as vozes dos alemães que entoavam um hino germânico ao piano.

“A noviça rebelde” fecha festival de janeiro

Na última quarta-feira de janeiro (29), o Cineclube Henfil exibe o filme “A noviça rebelde”, fechando o mês em homenagem aos clássicos do cinema. Este mês, o projeto da secretaria municipal de Cultura também exibiu “E o vento levou” e “Ben-Hur”.