GRES Grande Rio realiza ensaio técnico em Maricá no próximo domingo

0
1783
GRES Grande Rio realiza ensaio técnico em Maricá no dia 02

Já em ritmo do carnaval, a GRES Grande Rio, tradicional escola de samba do Grupo Especial, vai realizar ensaio técnico ao ar livre em Maricá no próximo domingo, dia 02/02, a partir das 20h. Com 25 anos de história, a escola em 2014 vai homenagear os 200 anos de Maricá, com o enredo "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá”. O encontro, que será realizado na Avenida Francisco Sabino da Costa e a sua extensão nas ruas Abreu Rangel e Domício da Gama até a praça Dr. Orlando de Barros Pimentel (praça da Igreja Matriz), contará com a participação de 2.500 componentes, dentre ritmistas e passistas. São aguardados mais de 50 ônibus vindos de Duque de Caxias. 

Estarão presentes os ritmistas do Mestre Ciça, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Luiz Felipe e Verônica Lima, e o intérprete oficial, Emerson Dias. E na apresentação, diz a escola, além do samba deste ano, serão cantados outros sucessos dos sambas-enredo para o público.

Segundo o diretor de Carnaval da escola, Ricardo Fernandes, o ensaio é uma simulação da apresentação da escola na Marquês de Sapucaí. “É um grande treino que serve para divulgar o samba na comunidade e testar os últimos ajustes”, declarou o diretor. No ensaio, não são exibidas alegorias nem fantasias, porque, segundo o diretor, existe um regulamento da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) que impede esse tipo de divulgação prévia.

Formado em história pela UFRJ, Ricardo já passou por outras grandes agremiações do carnaval carioca, como Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Salgueiro e Unidos da Tijuca. Como diretor de carnaval, Ricardo já se consagrou campeão do grupo especial por seis vezes. “A escola vai proporcionar um espetáculo fantástico na avenida. Tenho a certeza de que a Grande Rio vai surpreender”, declarou o diretor de carnaval, acrescentando que, esse ano, a escola aboliu todas as suas alas comerciais. “Todas as fantasias serão doadas à comunidade e isso valoriza o que ela tem de melhor, seus componentes, para buscar o título inédito”, salientou. 

Desfile na Sapucaí

Segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 02/03, a Grande Rio apresentará três mil componentes, 31 alas, seis alegorias e um tripé nos 800 metros da Marquês de Sapucaí (sendo desses 590 de área julgada).  

Para o diretor de carnaval, as peculiaridades do município contribuíram imensamente para o desenvolvimento e composição do enredo, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo, apontado por críticos e especialistas de carnaval como um dos artistas mais promissores da festa. A ligação de Fabinho (como é mais conhecido no mundo do samba) com a Grande Rio começou em 2000, quando ele foi assistente do então carnavalesco da escola, Max Lopes. “Por meio de um trabalho intenso de pesquisas descobrimos características históricas importantes da cidade, que serão apresentadas na Sapucaí. Detalhes que muita gente desconhece”, antecipou Ricardo. Segundo ele, 95% do carnaval já está pronto.  

Distribuídas por setores, a escola vai apresentar um panorama sobre a história da cidade. No primeiro setor, a escola abre seu desfile trazendo a musicalidade da cantora Maysa e sua relação afetiva com Maricá; no segundo setor, serão apresentados os aspectos religiosos, a devoção e fé do povo; no setor seguinte, será abordada parte da teoria da origem das espécies, proposta pelo naturalista britânico Charles Darwin, que, em visita a Maricá, se encantou com a fauna e flora locais. No quarto setor, a escola explora assuntos pertinentes sobre a produção existente em Maricá: bananas, laranja, a antiga estação do trem e a atividade da pesca serão alguns temas abordados. Por fim, será apresentada uma Maricá lúdica, dos sonhos de quem vinha para a cidade nos anos 70, para buscar um refúgio no paraíso fluminense.  

“Invocada”

Sob o comando do Mestre Ciça, a bateria da Grande Rio, conhecida como “Invocada”, vai contar na avenida com a participação de 285 componentes e promete fazer um show à parte com as “paradinhas” que sempre agitam o público na avenida e com a presença da atriz global Christiane Torloni, como madrinha de bateria. Para o diretor, outro ponto positivo para este carnaval é o samba, de composição de Deré – Robson Moratelli – Rafael Ribeiro – Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã. “ Ele é contagiante e empurra as pessoas a cantar e sambar. Acho que vai “pegar” na avenida”. 

Ficha Técnica:

Enredo: "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá"

Presidente: Milton Perácio

Carnavalesco: Fábio Ricardo

Compositores: Deré – Robson Moratelli – Rafael Ribeiro – Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã

Intérprete: Émerson Dias

 

Samba Enredo

O mar quando quebra na areia
Desliza na beira da praia
Ao som do piano, poesia no papel
Maysa compondo, estrela no céu
Vem ver que foi o índio quem admirou
A imensidão da beleza local
Primeiro habitante, inocente brincou
Nas ondas brancas do seu litoral

Joga a rede pescador, quero ver multiplicar
Joga a rede pescador, o milagre vem de lá
Do Amparo à devoção, minha fé se revigora
Na proteção de Nossa Senhora

O meu lugar, seu nome da terra brotou… Maricá
Do naturalista surge um novo olhar
A claridade, a noite a visão
Da fauna e flora… A evolução
Nos trilhos do progresso um novo ideal
À riqueza do meu chão… Uma doce canção
O sol que bronzeia a morena
Revela em seus olhos o brilho do mar
Deixei o vento me levar
No meu barquinho pelo mundo a navegar

Vou daqui, vou pra lá, vou sambando com você
Grande Rio vai passar… O couro vai comer!
Eu sou feliz em Maricá, sou emoção
Canta meu povo, bate forte coração!