Caminhão do Peixe aumenta vendas no verão

Com um aumento de vendas de 50 quilos por semana em 2013, na comparação com a média registrada no ano anterior, o Caminhão do Peixe, serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Aquicultura, Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca de Maricá voltou a circular na cidade há uma semana, com demanda ainda maior – aquecida com a chegada do verão. Nesta sexta-feira (17/01), o caminhão ficou estacionado na Praça Conselheiro Macedo Soares e, antes do início da tarde, já havia vendido quase 100% do estoque, de 60 quilos de peixe, entre pargos e pescadinhas (R$ 8,00 o quilo) e olho de cão (R$ 6,50).

Segundo a secretaria municipal de Pesca, o volume atual de vendas por semana é de 300 kg de produtos, adquiridos de pescadores de Ponta Negra e Itaipuaçu. As espécies mais vendidas e procuradas são tainha, robalo, pargo e pescadinha, mas também são vendidos corvina e parati, de acordo com a época. Para que os moradores se programem e aproveitem a oferta de produtos frescos e abaixo do preço de mercado, a Prefeitura elaborou um roteiro semanal de visitação do caminhão. Às terças-feiras, o projeto está em Santa Paula; às quartas no Espraiado; quintas em Itaipuaçu; e às sextas, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O horário é sempre das 09h às 12h.

Segundo o superintendente de Pesca, Eduardo Bittencourt,  o aumento da demanda no verão é esperado. “O peixe é um alimento leve e saudável, procurado por todos nesta época. Compramos direto do pescador, sem intermediários, e por isso nosso preço é abaixo do mercado. Temos buscado também variedade, sem perda da qualidade”, adiantou.

A dona de casa Lucenir de Lima, 58 anos, moradora da Mumbuca, comprou nesta sexta-feira pescadinha para o almoço dos netos, que passam férias com ela. ”Paguei R$ 8,00 o quilo da pescadinha, um peixe de boa qualidade. Na peixaria, pagaria bem mais”, adiantou. O técnico de Segurança do Trabalho, Edson Marinho, 56 anos, morador de São José do Imbassaí, também aprovou a iniciativa. “Sempre compro pescado fresco e a bom preço”, completou. O militar reformado Fernando José, 55 anos, também é freguês do Caminhão do Peixe. “O peixe é fresco, o preço vantajoso e o atendimento, muito bom. Vale a pena comprar aqui”, declarou.