Palestra debate ‘Casamento Igualitário’ na Casa de Cultura

0
472

Ativista argentino que participou da campanha pela legalização da união homossexual no Brasil comanda o encontro na próxima segunda-feira (20/01), às 18h

A secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Maricá promove nesta segunda-feira (20/01) uma palestra gratuita sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Autor do livro “Casamento Igualitário”, o jornalista argentino Bruno Bimbi relata como foram criadas as condições para o debate em seu país e analisa as diferenças e similaridades políticas e sociais do Brasil e do país vizinho. O evento, organizado pela subsecretaria municipal de Políticas da Diversidade, acontece às 18h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro).

O jornalista, que também é assessor do deputado federal Jean Wyllys, dará seu depoimento sobre como a experiência argentina serviu para organizar a campanha pelo casamento igualitário no Brasil, regulamentado em maio de 2013 após uma resolução do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). A união homossexual no país vizinho foi estabelecida em 2010 depois que um grupo de parlamentares, junto ao movimento LGBT, lutou pela reforma do Código Civil durante três anos.

Bruno Bimbi nasceu na província de Buenos Aires, em 1978, e atualmente mora no Rio de Janeiro. É jornalista, mestre em Letras e doutorando em Estudos da Linguagem na PUC-Rio. Foi secretário de Imprensa e Relações Institucionais da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans e escreveu, junto com dois advogados, o texto das ações de inconstitucionalidade permitindo que vários casais homossexuais argentinos conseguissem casar-se antes da mudança da lei, autorizados pela Justiça. Também foi um dos responsáveis políticos pela estratégia que levou à aprovação da “Lei de matrimônio igualitário” argentina em 2010.