Cineclube Henfil apresenta o filme “Ben-Hur” nesta quarta

Projeto da secretaria municipal de Cultura exibe mais um sucesso do cinema mundial às 19h, na Casa de Cultura, no Centro

O Cineclube Henfil de Maricá apresenta nesta quarta-feira (15/01) mais um grande sucesso do cinema mundial. Após exibir o clássico “E o vento levou” na última semana, o projeto da secretaria municipal de Cultura traz para o público o filme “Ben-Hur” (1959 – EUA). A sessão é gratuita e começa às 19h, na Casa de Cultura (Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, Centro). Trinta minutos antes do filme haverá distribuição de senhas.

Dirigido por William Wyler, “Ben-Hur”, ao lado de “Titanic” e “O senhor dos anéis: o retorno do Rei”, é o maior vencedor do Oscar, principal premiação do cinema mundial. A obra ganhou 11 das 12 indicações que recebeu – melhor ator (Charlton Heston), melhor diretor (William Wyler), melhor filme, melhor ator coadjuvante (Hugh Griffith), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino, melhor montagem, melhor trilha sonora de drama ou comédia (Miklos Rozsa), melhor som e melhores efeitos especiais. Deixou de ganhar apenas o de melhor roteiro adaptado.

Com 3h39 de duração, a história gira em torno de Judah Ben-Hur (Charlton Heston), que vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Por conta de divergências politicas, Ben-Hur se separa do amigo Messala (Stephen Boyd), comandante de uma das legiões romanas na cidade. Durante uma parada de boas vindas, uma telha da casa de Ben-Hur cai, quase acertando o governador. Mesmo sabendo da inocência do amigo, Messala acaba mandando-o para as galerias romanas. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.

Uma das curiosidades acerca do filme é que a MGM, produtora do filme, queria um autentico barco romano para as cenas de batalhas de “Ben-Hur” e contratou um engenheiro especializado em arquitetura romana. O barco projetado era muito pesado e afundou na primeira onda. A solução foi gravar em um gigantesco tanque e utilizar cabos para prender o barco ao tanque. A MGM também usou um composto químico para dar à água o tom azul-mediterrâneo necessário para as cenas.

A produção ainda gastou US$ 1 milhão para construir o circo para a corrida de quadrigas (carruagem conduzida por quatro cavalos). Nessa sequencia, feita em 94 dias, foram utilizadas cinco câmeras, 8 mil figurantes e 76 cavalos. Para a entrada dos corredores, o diretor de fotografia Robert Surtees usou um guindaste de mais de 30 metros de altura para o espectador ver as cenas do alto, como se estivesse sobrevoando o circo.

Cineclube Henfil exibe mais dois clássicos em janeiro

Outros dois clássicos do cinema serão exibidos este mês pelo projeto Cineclube Henfil. No dia 22, o público irá assistir a “Casablanca”. Já na última quarta-feira de janeiro (29), será apresentado o sucesso “A noviça rebelde”.