Presidente da FUNARTE visita instalações do CEU Maricá

Presidente da FUNARTE visita instalações do CEU Maricá

O presidente da Fundação Nacional de Arte (FUNARTE), Guti Fraga, visitou na tarde desta sexta-feira (10/01) as instalações do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU – de Maricá. A unidade, de três mil metros quadrados de área, está sendo construída no bairro da Mumbuca, próximo ao Centro da cidade.

Acompanhado de assessores, Guti Fraga foi recebido pelo secretário municipal de Cultura de Maricá, Sérgio Mesquita, pelo subsecretário Manoel Lago e pelo coordenador do CEU, Perceu Pereira da Silva. A comitiva percorreu as instalações da unidade, onde serão implantadas a biblioteca, sala de audiovisual, cineteatro, pistas de caminhada e skate e quadra poliesportiva, entre outros.

Apoio

O presidente da Funarte aprovou a obra, e, por ser teatrólogo, se encantou com a possibilidade da oferta de teatro de qualidade para a população. Também ofereceu apoio técnico e material para a conclusão das obras, em especial do cineteatro. “Faremos um palco, vara de luz e rotunda, de acordo com as medidas cabíveis e especificação no projeto. A Região dos Lagos, por exemplo, tem um grande potencial humano para expansão das atividades artísticas. O que falta é uma maior integração dos municípios da região, isenta de sectarismos. Precisamos impulsionar a arte de forma extraordinária no Estado do Rio, e contamos com os gestores municipais para isto", afirmou, prometendo voltar mais vezes. "De qualquer forma, estou muito satisfeito com o que vi. O investimento em arte me deixa feliz, pois arte e cultura são a base de formação do caráter de um povo”, declarou.

A assessora Ester Moreira adiantou que os CEUs estão sendo implantados em todo o país, com a proposta de mobilização popular para a arte e o esporte. São 80 unidades previstas até março, e 360 até o final de 2014, em todo o Brasil. Segundo ela, o Ministério da Cultura entregou o projeto para duas secretarias do setor: a de Economia Criativa, que cuida das obras, e à Funarte, que assume a formação técnica e artística dos participantes.

O coordenador do CEU Perceu Pereira informou que as obras da unidade estão previstas para serem entregues até o mês que vem. “Queremos inaugurar o mais breve possível. Há muitos projetos artísticos e esportivos a serem desenvolvidos aqui", adiantou. "O CEU terá uma gestão compartilhada com a comunidade. Já fizemos diversas reuniões com a população e, em breve, haverá a posse do grupo gestor", acrescentou, afirmando ainda que a unidade já está servindo de base para outros municípios. "Na próxima semana, receberemos os gestores do CEU Cabo Frio, que querem tirar dúvidas conosco, já que a construção da nossa unidade está mais avançada”, completou Perceu.

O secretário de Cultura Sérgio Mesquita concluiu dizendo que, em julho, Maricá vai iniciar um curso de esquetes teatrais para estudantes, em um projeto de intercâmbio com mais cinco ou seis cidades do Estado. "Nossa intenção é democratizar a cultura em todos os segmentos da sociedade”.