Antiga Estrada dos Macacos se prepara para receber asfalto

Urbanização completa da via integra o projeto Revolucionando os Caminhos, que já beneficiou a Avenida Antônio Callado

O projeto “Revolucionando os Caminhos”, lançado pela Prefeitura em outubro do ano passado, continua transformando importantes vias da cidade em benefício da mobilidade urbana. Após concluir a pavimentação e a nova rede de drenagem da Avenida Antônio Callado, equipes da secretaria municipal de Obras iniciaram esta semana o trabalho de preparação da Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos, em São José de Imbassaí), que também será asfaltada.

Homens e máquinas estão aplicando uma cobertura que auxilia na colocação do asfalto e o trabalho, conhecido como ‘imprimagem’, já foi realizado numa extensão de aproximadamente 300 metros, entre a ponte sobre o Canal da Costa e as imediações da entrada de um condomínio próximo, no sentido RJ-106. Na outra pista, uma máquina do tipo patrol prepara o terreno para a realização do mesmo processo.

A intervenção vai beneficiar inicialmente todo o trecho da via entre a ponte e a altura do km 19 da rodovia estadual, com cerca de 800 metros. Numa segunda etapa, a intervenção seguirá depois da ponte cortando a área da restinga até chegar à Barra de Maricá, na altura da Avenida Prefeito Ivan Mundin (7,2 km) e da Avenida Maysa até a Rua 37 (3,6 km). Ao todo, serão asfaltados 12,4 km da Estrada dos Macacos. A obra prevê ainda, assim como foi feito na Avenida Guarujá, no Marine, a construção de uma ciclovia. Além disso, será erguida uma nova praça na área que fica à margem da RJ-106, no início da via.

Vias alternativas

Com o intuito de oferecer rotas alternativas para a circulação de moradores e turistas dentro de Maricá, o projeto “Revolucionando os caminhos” inclui vias como a Avenida Antônio Callado, que liga os bairros de Manoel Ribeiro e Bambuí e serve de acesso à praias da região litorânea da cidade como Cordeirinho, Guaratiba e Ponta Negra. A antiga estrada teve sua obra concluída em dezembro e recebeu pavimentação e sinalização, além de um manilhamento lateral e pontos de drenagem para prevenir enchentes.

A terceira fase do pacote de mobilidade será a implantação do sistema binário na Avenida Maysa, além da construção de calçadas e ciclovias. Ao todo, serão urbanizados 11,5 km da via, onde os motoristas trafegarão sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e em direção à Barra de Maricá pela Estrada Beira Lagoa. O objetivo é reduzir os congestionamentos na região. A Secretaria de Obras já iniciou a colocação de meios-fios até a altura da Rua 38, em Guaratiba.