Matriz de Nossa Senhora do Amparo terá lavagem das escadarias pela 15ª vez

0
943
Evento pedirá proteção a vítimas das chuvas de verão
Está marcada para o próximo sábado (11/1) a 15ª lavagem da escadaria da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. O evento é organizado pela Fonte para Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (FORMA), com apoio da Prefeitura de Maricá – através da Secretaria de Assuntos Religiosos – e reúne grupos religiosos de terreiros de tradições afro da cidade e região. A procissão sairá da Praça da Bandeira às 16 horas (com concentração às 15 horas).
Após o ato solene, o grupo fará uma confraternização no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, onde serão entoados cânticos do Candomblé e da Umbanda. De acordo com o superintendente da secretaria, Jonas Liminha, o evento vai manter as orações em intenção às vítimas das enchentes causadas pelas chuvas de verão que, neste ano, atingiram principalmente Minas Gerais e Espírito Santo.
“Os orixás, que são o objeto de nosso culto, são todos ligados às forças da natureza como o vento e a chuva, que são inevitáveis. Sempre pedimos aos nossos santos que minimizem seus efeitos e protejam os moradores nas áreas mais afetadas”, explicou ele, que é babalorixá, ministro de cultos afro e presidente da FORMA.
Sempre com um pedido de paz no mundo, o evento em Maricá é o terceiro maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, há 20 anos. A partir do próximo ano, o ato deverá fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade.
Liminha esclarece ainda que a FORMA mantem, desde 1999, um trabalho nas áreas social, pedagógica, política, econômica e cultural junto aos membros de terreiros de tradições afro da região, através de seu projeto FAC (Fé, Atitude e Cidadania).