Nova fase da matrícula escolar começa a partir do dia 13

Nova fase da matrícula escolar começa a partir do dia 13

Alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino de Maricá poderão fazê-lo por meio da segunda fase do programa Matrícula Inteligente, do dia 13 ao dia 17 de janeiro. O processo de inscrição é simples, feito por meio do preenchimento de um formulário on-line que permite a pré-matrícula informatizada. O sistema funciona da mesma forma que na primeira fase do programa, que aconteceu do dia 04 a 29/11 e contou com 3.411 estudantes cadastrados.

Os interessados deverão acessar a área específica no site oficial da prefeitura   (www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/)  e preencher o cadastro com apenas cinco passos, com o fornecimento de alguns dados pessoais e a escolha prévia de três unidades escolares nas quais deseja fazer a matrícula. A distribuição de vagas observará a disponibilidade física da unidade escolar e alguns critérios, como preferência para portadores de necessidades educativas especiais, proximidade da residência e outros aspectos previstos num regimento da secretaria de Educação para os processos de matrícula. A secretaria informará, via SMS ou email, a unidade escolar na qual o aluno deverá efetivar sua a matrícula, entre os dias 20 e 22 de janeiro. A previsão é que as aulas comecem no dia 04 de fevereiro.

Desenvolvido em parceria entre a secretaria de Educação de Maricá e técnicos da subsecretaria de Tecnologia da Informação, com base num sistema semelhante implantado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, o programa permite agilizar a matrícula escolar, garantindo mais comodidade para pais e alunos.  O programa é destinado para alunos que desejam ingressar na Educação Infantil (alunos de um a três anos completos até 31/03), Pré-Escola (alunos de quatro a cinco anos completos até 31/03), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA (alunos com 15 anos completos ou a completar na data do início do semestre letivo).

Além dos novos alunos oriundos de rede estadual, federal ou particular da própria cidade ou de outros municípios, a ferramenta também estará disponível para os estudantes municipais que desejam trocar de escola e também para aqueles que pararam de estudar e vão retornar à rede municipal em 2014. Os alunos da rede municipal que desejam permanecer na mesma unidade não precisarão utilizar o programa, já que a renovação da matrícula é automática.

Passo-a-passo para a pré-matrícula:

Acessar o link “Faça sua Pré-Matrícula”

Passo 1: Cadastro Inicial
Inserir a data de nascimento do aluno;
Selecionar na barra de rolagem a fase/série desejada;
Selecionar a origem da rede de ensino anterior;

Passo 2: Cadastro do Aluno
Campos a serem preenchidos com os dados do aluno (nome, sexo, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, município de nascimento, o tipo, modelo e dados da certidão a ser apresentada (casamento ou nascimento), número do documento de identidade e órgão de origem (há um campo que deve ser marcado, caso o aluno não possua esse documento), CPF (também com campo que permite a marcação caso o aluno não tenha), email, telefone, celular. Caso o aluno seja portador de alguma necessidade especial, haverá um campo para marcação, lembrando que será exigido comprovante na confirmação da matrícula.

Passo 3: Endereço
Campos a serem preenchidos com os dados do local onde o aluno mora (CEP; Tipo de logradouro, se é rua, avenida, travessa, rodovia ; endereço completo, número, complemento, bairro).

Passo 4:  Escola Desejada
Estão disponíveis três janelas para que o aluno escolha a unidade e o turno que deseja estudar. O estudante, obrigatoriamente, tem que citar três unidades, sendo que a primeira deve ser a que ele prefira.

Passo 5: Dados do Responsável
Campos a serem preenchidos com o nome do pai, da mãe, nome do responsável, número do documento de identidade do aluno, órgão de origem, CPF, celular e email.

Confirmação e finalização da pré-matrícula