Índios recebem mutirão com serviços gratuitos de Saúde em Maricá

0
1107
Tribo está instalada entre Itaipuaçu e São José de Imbassaí
Uma grande ação da secretaria municipal de Saúde de Maricá levou assistência médica aos 67 índios da aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã, também conhecida como ‘Semente’, que está instalada na região da restinga entre Itaipuaçu e São José de Imbassaí. Tendas foram montadas nesta quinta-feira (19/12) entre as ocas erguidas na área da reserva e os serviços incluíram saúde bucal, do idoso e da mulher, além de educação preventiva em saúde para crianças e orientações sobre saúde mental, glicemia, hanseníase e vigilância ambiental.
O mutirão também teve aplicação de flúor nos dentes de crianças e adultos, medição de peso e altura, aferição de pressão arterial e coleta de amostras de sangue, além de um levantamento sobre os hábitos e o comportamento da tribo. A ação contou com a parceria do Instituto Vital Brazil e teve ainda a participação de estudantes de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Para as crianças, a secretaria também promoveu atividades artísticas.
Os indígenas receberam com alegria os agentes da Secretaria de Saúde e mostraram satisfação com os serviços oferecidos. “Nunca haviam feito isso por nós, estamos muito contentes”, garantiu a pajé Lídia Nunes, de 66 anos, conhecida como ‘Pará’, que é filha e neta de pajés e se tornou líder da aldeia há seis anos. Ela participou da bateria de exames e ações educativas e afirmou durante o encontro que a tribo –  que teve de deixar a praia de Camboinhas (na Região Oceânica de Niterói) – está bem instalada na região, desde a metade deste ano.
A subsecretária de Atenção em Saúde de Maricá, Cláudia Rogéria Souza, afirmou que os resultados desta primeira visita serão fundamentais para dar as diretrizes das próximas ações junto à tribo.
“As informações que estamos colhendo aqui vão determinar como será nosso procedimento ao longo de 2014, inclusive sobre a periodicidade das visitas que faremos. É importante também porque estamos trazendo prevenção de doenças como a hanseníase, cujo programa está sendo reativado no município.”, disse ela, acrescentando que a secretaria pretende realizar ao menos duas ações como esta durante o próximo ano.