Cineclube Henfil exibe filme sobre seca nordestina quarta-feira

0
357
Projeto da secretaria de Cultura já exibiu grandes sucessos do cinema, como "Cantando na Chuva" (foto)

Um filme sobre a luta de um imigrante contra a seca nordestina encerra o Cineclube Henfil de Maricá em 2013. O projeto da secretaria municipal de Cultura exibe nesta quarta-feira (18/12), às 19h, o longa-metragem “Morte e Vida Severina” (1977 – Brasil), uma adaptação do poema de João Cabral de Melo Neto com música de Chico Buarque de Holanda. O evento é gratuito e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.

Dirigido pelo cineasta Zelito Viana, o filme narra a história de Severino, um retirante que atravessa o sertão pernambucano em busca de uma vida melhor na capital, Recife. No caminho depara-se com a morte em diversas situações, como enterros e velórios, e também com a vida, vendo o nascimento de uma criança. Com 85 minutos de duração, a trilha sonora é assinada por Chico Buarque de Holanda, incluindo a canção com o título do filme.

Neste mês, quando o Cineclube Henfil completou um ano de sucesso, ainda foram exibidos documentários sobre Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar, e sobre o bairro do Espraiado, localidade rural de Maricá.

Idealizado pela secretaria municipal de Cultura, o Cineclube Henfil reabriu as portas em dezembro de 2012 para os grandes autores do cinema mundial. O projeto já exibiu obras consagradas de Alfred Hitchcock, Charlie Chaplin, Mazzaropi, além de contar episódios da história do Brasil, com filmes sobre o Golpe de 64 e episódios de resistência da cultura africana.

O Cineclube Henfil ainda homenageou neste primeiro ano de sucesso grandes musicais do cinema – “Cantando na Chuva” e “Chicago” -, além de reproduzir documentários sobre as obras de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Violeta Parra, Pablo Neruda e Graciliano Ramos. Ao todo, mais de mil pessoas já prestigiaram as sessões gratuitas de cinema, realizadas todas as quartas-feiras na Casa de Cultura, localizada na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro.