Chuvas diminuem e Maricá passa para o estágio de atenção

A cidade de Maricá, que estava em estágio de alerta nesta manhã de quarta-feira (11/12) devido às chuvas, está agora em estágio de atenção. A avaliação da Defesa Civil municipal é a de que a situação melhorou por conta da menor intensidade das precipitações nas últimas horas e do atual nível dos rios – nenhum transbordamento foi registrado até as 17 horas. Quatro equipes estão de plantão para atender a população, em parceria com a Guarda Municipal e a secretaria municipal de Obras, além da Unidade de Polícia Ambiental (que disponibilizou oito policiais, barcos e outros equipamentos para as operações na cidade).
A Defesa Civil confirmou ainda que nove famílias tiveram que sair de suas casas: seis no condomínio Green Park, no Caxito, duas em Itapeba e uma na Mumbuca. Esta última foi levada para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e, de lá, seguirá para uma escola da rede municipal. As outras se abrigaram em casas de parentes.
Além disso, uma casa desabou parcialmente no Jardim Nova Metrópole e houve ao menos um deslizamento de terra no bairro Colinas, mas sem vítimas. No Bairro da Amizade, uma senhora ficou ilhada em uma casa e uma das equipes da Defesa Civil resgatou a moradora com o auxílio de um barco.
A previsão de mais chuva para as próximas 24 horas levou a Secretaria de Educação de Maricá a suspender as aulas da rede municipal na tarde de hoje (quarta) e na manhã desta quinta-feira (12). Como as escolas integram o Plano de Contingência da Prefeitura para episódios de alerta ou desastres naturais, as unidades ficarão prontas para receber possíveis desabrigados ou desalojados.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Jorge Braga, o volume de chuva passou dos 50 milímetros desde a madrugada – o índice é considerado preocupante a partir dos 40 milímetros. Em caso de emergência, as ocorrências devem ser informadas pelos telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 2637-8737 (Guarda Municipal).