Internet pública gratuita é restabelecida em Itaipuaçu, Inoã e São José do Imbassaí

Novo acesso da internet gratuita para dispositivos móveis

Foi restabelecido nesta segunda-feira (09/12), o sinal de internet pública gratuita nos bairros dos distritos de Itaipuaçu, Inoã e São José do Imbassaí. A rede corresponde à interligação de 10 prédios públicos e 811 usuários cadastrados para utilização do sistema.

Segundo a subsecretaria municipal de Tecnologia da Informação, vinculada à secretaria Executiva, o sinal foi interrompido há 275 dias, após um dano grave na fonte de energia que ocasionou a interrupção no fornecimento do sinal na torre de transmissão. A pane gerou a necessidade de uma revisão completa no sistema. A distribuição do sinal da internet gratuita é feita por rádio, dentro de uma rede sem fio, Wi-Fi (com uma frequência de 2,4 Ghz).

Inserido no projeto Maricá Cidade Inteligente, o fornecimento da internet gratuita busca interligar os prédios públicos, democratizar o acesso da população ao conhecimento e auxiliar na inserção social, digital e profissional dos cidadãos. Até o momento, 2.992 usuários são cadastrados para a utilização do sinal da internet pública, distribuído por cinco torres (Centro, Retiro, Inoã e duas em Itaipuaçu)

Para utilizar a internet pública

O acesso à internet gratuita é feito de forma simples, através da rede sem fio Wi-Fi. Para fazer a conexão e navegar, o usuário precisa estar dentro da área de abrangência da distribuição do sinal ou em locais públicos específicos no qual haja a identificação da existência da rede sem fios (Wireless) que possibilite a inserção na rede (hot-spots, indicados por placas visíveis instaladas na área).

Equipamentos como notebooks, netbooks, tablets e smartphones já possuem receptores adequados ao ingresso na rede com padrão wireless. Para receber o sinal gratuito, transmitido das antenas por frequências de rádio, o usuário precisará de equipamento de recepção para rede sem fios, à venda em qualquer loja especializada. Dependendo da qualidade da recepção do sinal, será preciso que o usuário instale uma antena externa.

Caso o usuário tenham interesse poderá entrar em contato com o setor de tecnologia da prefeitura por meio do telefone (21) 2637-2052 ramais: 318 e 320; ou no guichê de atendimento 13 ou 14 no Paço Municipal (Rua Álvares de Castro, 346 – Centro). Outras informações também podem ser obtidas no site da prefeitura: http://www.marica.rj.gov.br/cidadeinteligente/.