Sábado acontece última etapa do Circuito Ecológico 2013

0
601
Última etapa do Circuito Ecológico em 2013 passará pela serra do Silvado

Neste sábado (07/12) acontece a última edição de 2013 do Circuito Ecológico de Maricá. Para encerrar as atividades, a secretaria municipal de Turismo escolheu a travessia do Silvado ao Espraiado – trilha com cinco horas de duração e parte do percurso com subidas. O projeto, realizado desde setembro em trilhas ecológicas do município, atrai em média 25 pessoas e é destinado a todas as idades. O passeio é gratuito e guiado pela secretaria de Turismo, com apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil.

As inscrições são feitas somente na secretaria de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (06/12), das 9h às 17h. É necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço. As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 7h. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Por se tratar de uma atividade pesada, a secretaria de Turismo recomenda os participantes a não levarem crianças menores de 14 anos. A caminhada será iniciada pela Pedra do Silvado e irá subir até a Serra do Pedregulho, no Espraiado. A secretaria orienta os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. O circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.

O projeto é realizado semanalmente por uma trilha da cidade. Já foram promovidas caminhadas guiadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, “Caminho de Darwin” e Pedra de Itaocaia), Espraiado (Tomascar), Retiro (Serra do Camburi) e Mirante do Caju, na região central. O Circuito Ecológico será reiniciado em meados de janeiro.