Cônsul de Portugal visita Maricá em busca de parcerias para investimentos na cidade

O prefeito destacou a importância da visita para estreitar a relação cultural, tecnológica e comercial entre Maricá e Portugal

Com objetivo de conhecer o potencial de investimentos na cidade de Maricá, o Cônsul Geral de Portugal, Nuno de Mello Bello, visitou o município na manhã desta quinta-feira, dia 05/12, acompanhado pelo Diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Carlos Moura e do Gerente de Promoção da agência, Antônio Felner. Além de um encontro com o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, os representantes lusitanos visitaram a Igreja Nossa Senhora do Amparo, a Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel e o Farol de Ponta Negra e também receberam um material institucional com informações estratégicas e fotos sobre a cidade.

Segundo o Cônsul Geral de Portugal, Nuno de Mello Bello, a visita teve o propósito de conhecer as singularidades de Maricá para apresentar os principais projetos da região numa reunião em Lisboa, no dia 18/12, que abordará a complexidade econômica e o bom momento vivido pelo Brasil. “Estamos nos recuperando de uma crise econômica que afetou toda a Europa e os investidores estão de olho em novos mercados, principalmente o brasileiro, tão em evidência por conta da Copa do Mundo e das Olímpiadas. E há muitas oportunidades para empresas portuguesas aqui em Maricá", declarou Nuno, acrescentando que a cidade tem como outro aspecto positivo a preocupação com um crescimento econômico ordenado sem esquecer da importância do turismo e da preservação ambiental”.

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recepcionou a comitiva portuguesa na Casa de Cultura, no Centro, e destacou a importância da visita para estreitar a relação cultural, tecnológica e comercial entre Maricá e Portugal. “Temos interesse nesse intercâmbio de informações que pode ser revertido em investimentos diretos para nossa cidade. É importante trazermos empresas portuguesas para potencializar o desenvolvimento da cidade, assim como também necessitamos ampliar as relações com novos mercados compradores”.

Destacando a expertise do país lusitano na área portuária, de infraestrutura, tratamento de resíduos sólidos e esgotamento sanitário, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, apresentou diversos projetos desenvolvidos na cidade como a instalação do Polo Naval de Jaconé e também sobre o complexo municipal do aeródromo. “Em menos de cinco anos, Maricá modificou seu perfil de cidade dormitório para um município em desenvolvimento acelerado, com múltiplas oportunidades que podem ser aproveitadas principalmente por causa de sua posição estratégica privilegiada, próxima à capital do estado e também ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro em Itaboraí”, afirmou o secretário. Casula acrescentou a criação no município de um grupo que permita orientar os investidores estrangeiros sobre o comércio brasileiro. “Nosso intuito é fornecer todo apoio necessário para facilitar a relação comercial. É importante explicarmos as legislações existentes e garantir que eles possam competir de forma igualitária com o investidor nacional”, declarou o secretário.