Avenida Antônio Callado recebe sinalização

Trecho subida em Pindobal recebe calhas laterais para escoar água das chuvas
Treze dias depois de concluída a pavimentação da Avenida Antônio Callado, entre a ponte do Bambuí e o quilômetro 37 da rodovia RJ-106, operários iniciaram o trabalho de sinalização da via, que serve de acesso às praias da região litorânea de Maricá, entre os bairros de Guaratiba, Cordeirinho e Ponta Negra. A pintura da faixa contínua no asfalto começou nesta quarta-feira (4/12) no trecho de Manoel Ribeiro, próximo à rodovia.
Em Pindobal, outro grupo de trabalhadores executa uma ação preventiva contra as chuvas de verão. Também desde quarta-feira, estão sendo colocadas calhas na margem da pista nos trechos de subida e descida. A medida servirá para escoar a água que desce das encostas próximas e evitar acúmulo de água e sujeira no asfalto.
O asfaltamento dos cinco quilômetros de pista da Avenida Antônio Callado foi finalizado no dia 21 de novembro. A via é parte do projeto “Revolucionando os Caminhos”, pacote de mobilidade criado pela Prefeitura para oferecer rotas alternativas de acesso à cidade e diminuir a circulação na região do centro.
De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, que acompanhou a finalização dos trabalhos, foram utilizadas 5 mil toneladas de massa asfástica em toda a extensão da avenida durante a obra, iniciada em abril. As intervenções incluíram também a melhoria do sistema de drenagem ao longo da via.

Mais obras – Além da Avenida Antônio Callado, o projeto “Revolucionando os caminhos” já tem outra frente aberta de obras na Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos), em São José de Imbassaí, onde homens e máquinas realizam a colocação de manilhas para drenagem dos cerca de 800 metros da via, entre o km 19 da RJ-106 e a ponte sobre o Canal da Costa, que também vão receber pavimentação. A obra está em fase de terraplanagem nos pontos já manilhados.

Numa segunda etapa, a intervenção segue depois da ponte cortando a área da restinga até chegar à Barra de Maricá, na altura da Avenida Prefeito Ivan Mundin (7,2 km) e da Avenida Maysa até a Rua 37 (3,6 km). Ao todo, serão asfaltados 12,4 km da Estrada dos Macacos. A obra em andamento no local será, de acordo com a Secretaria de Obras, nos mesmos moldes da que foi realizada na Avenida Guarujá, no Marine, com direito também a uma ciclovia. Além disso, será construída uma nova praça na área que fica à margem da RJ-106, no início da via.

A terceira fase é a implantação do sistema binário na Avenida Maysa, que ainda prevê a construção de calçadas e ciclovias. Ao todo, serão urbanizados 11,5 km da via, onde os motoristas trafegarão sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e em direção à Barra de Maricá pela Estrada Beira Lagoa. O objetivo é reduzir os congestionamentos na região. Segundo Fernando Rodovalho, todas essas intervenções serão importantes para o desenvolvimento ordenado do município.