Caravana do Trabalho oferece diversos serviços gratuitos no Centro nesta sexta-feira

Numa ação da secretaria municipal de Trabalho e Emprego de Maricá, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) realiza na próxima sexta-feira (dia 06/12) a Caravana do Trabalho e da Mulher, que reunirá dezenas de serviços gratuitos para a população. A unidade móvel do projeto estará na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, das 9h às 15h.

Os interessados poderão emitir 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, buscar oportunidades de trabalho, informações sobre Seguro-Desemprego, e se cadastrar no balcão de vagas para a região. Além disso, haverá oficinas de empreendedorismo, com aula de artesanato, informações sobre cursos de qualificação e serviços de saúde, como aplicação de flúor.

Para a emissão da primeira via carteira de trabalho, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG e CPF. Para a segunda via, além desses documentos citados, são exigidos o número da carteira de trabalho antiga ou Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS (retirado na agência do INSS).

Já para o cadastro no balcão de emprego, o candidato deve apresentar a carteira de trabalho, RG, CPF e currículo atualizado, imprescindível para cadastrar o trabalhador de acordo com o seu perfil.

A secretária municipal de Trabalho, Rosana Horta, destacou a necessidade de ações desse tipo para buscar a aproximação com os moradores da cidade. “É de extrema importância esse tipo de serviço por tirar dúvidas e, principalmente, permitir ao trabalhador local a chance de ser inserido no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.