Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do Matrícula Inteligente

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições do Matrícula Inteligente

Termina na próxima sexta-feira, dia 29/11, o prazo para as inscrições do programa Matrícula Inteligente, que permite a pré-matrícula escolar informatizada na rede municipal para o ano de 2014. Iniciado no dia 04/11, o programa superou as expectativas da secretaria municipal de Educação e teve, até o momento, mais de 2850 interessados.

Com base num sistema semelhante desenvolvido pelo governo do estado do Rio de Janeiro, o programa permite ao aluno cadastrar três escolas que sejam do seu interesse. Segundo os técnicos da subsecretaria de Tecnologia da Informação, responsável pela implantação e administração do sistema, a unidade escolar mais procurada como primeira opção é a E.M. Profº Darcy Ribeiro, em Inoã.

Para a secretária municipal de Educação, a professora Marta Quinan, o elevado número de inscrições efetuadas comprova o bom funcionamento da nova ferramenta. “Está muito acima do esperado. Criamos um programa de fácil acesso para a população, buscando agilizar o processo de matrícula escolar da rede municipal”, destacou a secretária.

O Matrícula Inteligente é destinado para alunos que desejam ingressar na Educação Infantil (alunos de um a três anos completos até 31/03), Pré-Escola (alunos de quatro a cinco anos completos até 31/03), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA (alunos com 15 anos completos ou a completar na data do início do semestre letivo). Além dos novos alunos oriundos de rede estadual, federal ou particular da própria cidade ou de outros municípios, a ferramenta também estará disponível para os estudantes municipais que desejam trocar de escola e também para aqueles que pararam de estudar e vão retornar à rede municipal em 2014. Os alunos da rede municipal que desejam permanecer na mesma unidade não precisarão utilizar o programa, já que a renovação da matrícula é automática.

A relação dos alunos alocados nas unidades municipais será liberada no dia 10/12 no site da prefeitura. A distribuição de vagas vai observar a disponibilidade física da unidade escolar e alguns critérios, como preferência para portadores de necessidades educativas especiais, proximidade da residência e outros aspectos previstos num regimento da secretaria de educação para os processos de matrícula. A efetivação da matrícula será realizada entre os dias 03 e 10 de janeiro de 2014 na unidade escolar na qual o aluno está pré-matriculado, com a comprovação dos documentos do aluno e responsável. A previsão é que as aulas comecem no dia 04 de fevereiro.

Para quem ainda não se inscreveu, basta acessar o cadastro on line por meio do link www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/. São apenas cinco passos.

Passo-a-passo para a pré-matrícula:

Acessar o link “Faça sua Pré-Matrícula”

Passo 1: Cadastro Inicial
Inserir a data de nascimento do aluno;
Selecionar na barra de rolagem a fase/série desejada;
Selecionar a origem da rede de ensino anterior;
Passo 2: Cadastro do Aluno
Campos a serem preenchidos com os dados do aluno (nome, sexo, estado civil, nacionalidade, UF de nascimento, município de nascimento, o tipo, modelo e dados da certidão a ser apresentada (casamento ou nascimento), número do documento de identidade e órgão de origem (há um campo que deve ser marcado, caso o aluno não possua esse documento), CPF (também com campo que permite a marcação caso o aluno não tenha), email, telefone, celular. Caso o aluno seja portador de alguma necessidade especial, haverá um campo para marcação, lembrando que será exigido comprovante na confirmação da matrícula.
Passo 3: Endereço
Campos a serem preenchidos com os dados do local onde o aluno mora (CEP; Tipo de logradouro, se é rua, avenida, travessa, rodovia ; endereço completo, número, complemento, bairro).
Passo 4:  Escola Desejada
Estão disponíveis três janelas para que o aluno escolha a unidade e o turno que deseja estudar. O estudante, obrigatoriamente, tem que citar três unidades, sendo que a primeira deve ser a que ele prefira.
Passo 5: Dados do Responsável
Campos a serem preenchidos com o nome do pai, da mãe, nome do responsável, número do documento de identidade do aluno, órgão de origem, CPF, celular e email.
Confirmação e finalização da pré-matrícula

Confira, abaixo, as etapas da matrícula escolar para o próximo ano letivo:

Calendário da Matrícula Escolar 2014

Pré-Matrícula 1ª fase: 04/11/2013 a 29/11/2013;
Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada no site: 10/12/2013;
Divulgação da alocação das vagas pela secretaria municipal de Educação, via email e SMS: a partir de 10/12/2013;
Matrícula na unidade escolar em que foi selecionado: 3/01/2014 a 10/01/2014;
Pré-Matrícula 2ª etapa: 13/01/2014 a 17/01/2014