Concluída pavimentação de estrada entre Bambuí e a RJ-106

1934

Nos próximos quinze dias, Avenida Antônio Callado vai receber sinalização horizontal. Motoristas já podem utilizar via para chegar às praias da região litorânea de Maricá

Quem for visitar as praias da região litorânea de Maricá – entre os bairros de Guaratiba, Cordeirinho e Ponta Negra – já pode contar com uma nova opção de acesso. A Secretaria Municipal de Obras concluiu nesta semana a pavimentação dos cinco quilômetros da Avenida Antônio Callado, entre a ponte do Bambuí e a rodovia RJ-106, na altura do quilômetro 37. A via é parte do projeto“Revolucionando os Caminhos”, pacote de mobilidade criado pela Prefeitura para oferecer rotas alternativas de acesso à cidade e diminuir a circulação na região do centro.

O último trecho em obras, conhecido como a antiga Estrada de Pindobal, foi concluído na tarde desta quinta-feira (21/11). De acordo com o secretário Fernando Rodovalho, que acompanhou a finalização dos trabalhos, foram utilizadas 5 mil toneladas de massa asfástica em toda a extensão da avenida durante a obra, iniciada em abril. As intervenções incluíram também a melhoria do sistema de drenagem ao longo da via.

“Agora estamos retirando as possíveis imperfeições do piso e a próxima etapa será a sinalização horizontal de toda a via, nos próximos quinze dias”, afirmou Rodovalho, dizendo ainda que os motoristas de Maricá e de outras cidades já podem utilizar a avenida para chegar ao litoral da cidade nos dias de sol. Já foram pintadas faixas brancas nas laterais para demarcar o leito da pista.

Mais obras – Além da Avenida Antônio Callado, o projeto “Revolucionando os caminhos” já tem outra frente aberta de obras na Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos), em São José de Imbassaí, onde homens e máquinas realizam a colocação de manilhas para drenagem dos cerca de 800 metros da via, entre o km 19 da RJ-106 e a ponte sobre o Canal da Costa, que também vão receber pavimentação. A obra está em fase de terraplanagem nos pontos já manilhados.

Numa segunda etapa, a intervenção segue depois da ponte cortando a área da restinga até chegar à Barra de Maricá, na altura da Avenida Prefeito Ivan Mundin (7,2 km) e da Avenida Maysa até a Rua 37 (3,6 km). Ao todo, serão asfaltados 12,4 km da Estrada dos Macacos. A obra em andamento no local será, de acordo com a Secretaria de Obras, nos mesmos moldes da que foi realizada na Avenida Guarujá, no Marine, com direito também a uma ciclovia. Além disso, será construída uma nova praça na área que fica à margem da RJ-106, no início da via.

A terceira fase é a implantação do sistema binário na Avenida Maysa, que ainda prevê a construção de calçadas e ciclovias. Ao todo, serão urbanizados 11,5 km da via, onde os motoristas trafegarão sentido Ponta Negra pela Avenida Maysa e em direção à Barra de Maricá pela Estrada Beira Lagoa. O objetivo é reduzir os congestionamentos na região. Segundo Fernando Rodovalho, todas essas intervenções serão importantes para o desenvolvimento ordenado do município.