Pedra de Itaocaia é a próxima trilha do Circuito Ecológico

0
754
Visão panorâmica de Itaipuaçu no alto da Pedra de Itaocaia

Devido ao feriado de Proclamação da República (15/11), as inscrições irão só até esta quinta-feira

A próxima edição do Circuito Ecológico de Maricá acontece sábado (16/11) na trilha da Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu. Devido ao feriado de Proclamação da República desta sexta-feira (15), as inscrições serão aceitas somente até esta quinta-feira (14), na secretaria municipal de Turismo, que organiza o evento. A atividade é gratuita e destinada para todas as idades. A trilha é guiada pela secretaria de Turismo com apoio do Grupamento de Defesa Ambiental e de agentes da Defesa Civil.

Esta etapa do circuito é feita numa trilha pesada com duas horas de subida, mas, segundo os organizadores, o esforço é compensado pela bela vista panorâmica da cidade deste local, um dos pontos turísticos de Maricá. Para se inscrever é necessário apenas preencher um formulário com um documento de identificação e endereço.

As vagas para transporte gratuito são limitadas (até 25 pessoas), mas os participantes também podem utilizar transporte público ou veículos próprios para chegar até o local de início da caminhada. O horário de saída da secretaria é às 7h. A secretaria fica na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, e o atendimento é realizado das 9h às 17h. O projeto, que reúne várias outras secretarias, conta em média com 25 participantes. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

A Pedra de Itaocaia é a sétima trilha do projeto – as outras foram realizadas na Pedra do Elefante, em Itaipuaçu (duas); Mirante do Caju, região central; Tomascar, no Espraiado; “Caminho de Darwin”, em Itaipuaçu; e Serra do Camburi, no Retiro. Esta última aconteceu no dia 03 de novembro e contou com 25 participantes. O grupo fez o percurso em duas horas e, após um almoço de confraternização, acompanhou os soltos de voo livre no alto da serra.

A secretaria de Turismo orienta os aventureiros a usarem roupas leves e calçados apropriados, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos.